Irã confirma morte de Ebrahim Raisi e anuncia presidente interino

Jonathan Ribeiro

Jonathan Ribeiro

As informações mais atualizadas de Santa Catarina, do Brasil e do Mundo!

Compartilhe

Presidente

Helicóptero em que o presidente viajava caiu no noroeste do país

O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, nomeou o vice-presidente Mohammad Mokhber, como chefe de Estado interino e decretou cinco dias de luto pela morte de Ebrahim Raisi.

A decisão de Khamenei foi comunicada poucas horas depois de as equipes de socorro iranianas terem recuperado os restos mortais do presidente, Ebrahim Raisi, e dos outros oito passageiros que estavam no helicóptero que caiu neste domingo, dia 19 no noroeste do Irã.

O helicóptero, que transportava também o ministro dos Negócios Estrangeiros, Hossein Amir-Abdollahian, caiu na área de Kalibar.

O acidente ocorreu quando a comitiva regressava da zona de fronteira com o Azerbaijão, onde Raisi inaugurou uma barragem em que participou o presidente azeri, Ilham Aliyev.

O governador da província do Azarbaijão Oriental, Malek Rahmati, e Mehdi Mousavi, chefe da equipe de guarda-costas de Raisi, também estavam a bordo da aeronave acidentada. Outro ocupante do helicóptero era Mohammad Ali Al-e-Hashem, representante do Líder Supremo na província.

Saiba quem assume cargo de presidente do Irã após acidente aéreo de Raisi

Ebrahim Raisi, de 63 anos, um clérigo religioso de linha dura, foi eleito presidente do Irã em 2021, numa eleição presidencial com a participação mais baixa da história da República Islâmica.

Sua liderança é marcada por maior repressão contra ativistas, mulheres e críticos do regime.

Mohammad Mokhber, de 68 anos, está no cargo desde 2021 e anteriormente liderou o poderoso conglomerado Execução da Ordem do Imã Khomeini. Por essas funções é alvo de sanções dos Estados Unidos desde 2021.

Com informações da agência Lusa

LEIA TAMBÉM: Acidente grave na BR-282 resulta em morte

 

Receba notícias, diariamente.

Salve nosso número e mande um OK.

Ao entrar você está ciente e de acordo com todos os termos de uso e privacidade do WhatsApp