Notícia Hoje

Eleitores com títulos cancelados chegam a 141 mil em SC, diz TRE

Os eleitores catarinenses que não fizeram o cadastramento biométrico chegam a 141.448, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC). Eles tiveram o título cancelado e não poderão votar nas próximas eleições municipais. A situação só poderá ser regularizada a partir de 7 de novembro.

Em 13 de junho, o TRE havia divulgado que eram 146 mil títulos cancelados, antes de serem analisados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Agora, o órgão divulga  o número oficial com uma lista nominal  de eleitores cujos títulos foram cancelados.

Publicidade

A lista de eleitores com o título cancelado pode ser consultada no site do TRE. Conforme o órgão, esses brasileiros terão restrições como: a impossibilidade de obter passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em instituições de ensino superior, além da suspensão do CPF, entre outras.

Em Santa Catarina, o cadastramento biométrico começou em 2015, de forma obrigatória emFlorianópolis, Joinville, Blumenau, Palhoça, São José, Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz. Outras 12 cidades do estado já haviam finalizado a coleta das digitais. Conforme o TRE, em 19 cidades a votação será 100% biométrica nestas eleições.

Em outros nove municípios, a biometria passou a ser feita de forma ordinária e a votação ocorrerá de forma mista. Balneário Camboriú. Botuverá, Brusque, Camboriú, Corupá, Garuva,Guabiruba, Itapoá e Jaraguá do Sul terão a votação biométrica e a tradicional.

O cadastro eleitoral foi encerrado em 4 de maio.  Depois disso, os dados foram encaminhados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na sequência, os dados passaram por uma auditoria e começou a geração dos arquivos para a folha de votação da próxima eleição.

wpp

Sair da versão mobile