O laudo do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Joaçaba confirmou que a causa da morte do bebê de apenas cinco meses de idade ocorreu após a criança vomitar e se afogar com o próprio vômito. A tragédia aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 25, no Centro de Educação Infantil Primeiros Passos em Vargem Bonita.
Tecnicamente, a criança sofreu uma broncoaspiração — quando alimentos, líquidos, saliva ou vômito são aspirados pelas vias aéreas. As equipes de resgate chegaram a encaminhar a vítima para atendimento médico, mas o bebê não resistiu.
Na manhã desta quinta-feira, dia 26, o secretário de Educação de Vargem Bonita, Gérson de Zórzi, falou que a criança frequentava uma turma de apenas quatro alunos, e nesta quarta-feira, três estavam na sala. Segundo ele, além da professora, estava uma cuidadora, que também faz o papel de monitora.
Conforme o secretário, o bebê foi amamentado com uma mamadeira por volta das 13 horas. Logo depois, a cuidadora seguiu os procedimentos normais de brincar com a criança por um determinado período até que ocorresse a digestão, por cerca de mais uma 1 hora, quando o bebê foi colocado no berço para dormir.
Pouco depois, a cuidadora notou que o carinho estava se mexendo e percebeu que a criança passava mal. Uma médica do Posto de Saúde de Vargem Bonita foi acionada para realizar o socorro enquanto o Corpo de Bombeiros de Catanduvas também se deslocava. A equipe chegou a seguir com a criança para o hospital de Joaçaba, mas a vítima morreu no trajeto.
Ainda de acordo com o secretário de Educação de Vargem Bonita, a Creche suspendeu as aulas e a Prefeitura está dando todo o amparo à família. A professora e a cuidadora já prestaram depoimento na Delegacia de Polícia Civil, que atua nas investigações do caso.
Com informações Rádio Catarinense