Notícias de Caçador e Região

Você sabe o que é Omnichannel?

78

O marketing digital sempre foi um dos melhores aliados das grandes empresas. Para garantir um espaço entre os primeiros, e resultados positivos, a contratação de alguma agência especializada em SEO é um dos passos essenciais para essa missão.

No mundo dos negócios, é muito comum andar ao lado das evoluções tecnológicas e, com isso, uma nova tendência surgiu e está no topo das estratégias de marketing.

Para você não ficar por fora do que está acontecendo, vamos esclarecer um pouco sobre o termo que já vem sendo muito falado e, ao que tudo indica, continuará assim: o omnichannel.

O que é Omnichannel?

O termo Omnichannel provém do latim omni, que significa “todo”. Logo, omnichannel é estar em todos os canais. Além das lojas virtuais, as empresas estão adotando essa estratégia para facilitar a vida dos seus clientes, ganhar mais visibilidade e oferecer serviços melhores.

Estar na internet sempre foi fundamental, no entanto, é apenas um dos meios de acessos para a população. Além de sites e redes sociais, o omnichannel envolve o desenvolvimento de aplicativos e mídias off-line. Neste sentido, você garante que a sua marca esteja visível para os clientes, onde quer que eles estejam.

Quando falamos de omnichannel, também é válido citar outras fases do mundo do marketing. Algumas delas são:

Crosschannel

Enquanto o omnichannel preza por estar em todos os canais possíveis de comunicação, as  estratégias de crosschannel visam cruzar todos esses meios. Um belo exemplo é o desenvolvimento de aplicativos de e-commerce que permitem a retirada de produtos em lojas físicas.

Multichannel

O multichannel pode ser bem parecido com o omnichannel, afinal, este tipo de estratégica também tem como objetivo utilizar diversos canais para o contato com os clientes. No entanto, diferentemente do omni, o multichannel não interliga todos os meios.

Vantagens do Omnichannel

Como diz o ditado popular, “a propaganda é a alma do negócio” e não há recomendação melhor do que um cliente satisfeito. Neste sentido, investir em uma prestação de serviço melhor, sem dúvidas, irá trazer bons lucros.

Além disso, o omnichannel também apresenta outras vantagens, sendo uma delas a  facilidade de fidelização do público para com a marca. Clientes fiéis não só tomam a decisão de comprar mais de uma vez, como também recomendam serviços que os deixaram satisfeitos para outras pessoas.

E claro, estar em diversos ambientes também promove mais visibilidade da marca. Dessa forma, é muito mais fácil garantir uma boa imagem do seu negócio, favorecendo a aquisição de novos clientes e, por consequência, mais lucros.

Como aderir a estratégia?

Investir em novas tecnologias é o primeiro passo para iniciar o omnichannel, no entanto, não é o suficiente para estar em todos os canais e atender os clientes de diversas formas. Por esse motivo, também é válido pensar nos modos off-line de estratégia.

São exemplos de omnichannel:

  • Compras em e-commerces e retiradas em lojas físicas;
  • Realização de trocas em diversas filiais;
  • Oferecer cupons de descontos em aplicativos;
  • Cadastros de newsletters em sites,
  • Relacionamento com clientes via redes sociais, e-mail marketing e sms.

Desafios do Omnichannel

Aderir uma estratégia nova de marketing não é uma tarefa fácil, principalmente, por envolver investimentos financeiros e planejamento estratégico. Sendo assim, o omnichannel também lida com desafios diários para um resultado final satisfatório.

Podemos citar entre os desafios do omnichannel:

  • Planejamento logístico impecável;
  • Plataformas práticas e confiáveis de e-commerce;
  • Identidade da marca;
  • Organização fiscal,
  • Comunicação alinhada entres os canais.

Os pontos citados acima, quando não executados corretamente, podem trazer diversos problemas para qualquer organização. Visando os objetivos do omnichannel, caso não estejam alinhados e operando da forma adequada, podem não trazer os resultados esperados pela estratégia e ainda ocasionarem em prejuízos.

Com isso, além de investir na estratégia também é necessário qualificar quem ajudará a operá-la. Dessa forma, o sucesso será certo!

Veja Também
Comentários
Loading...