Quando saímos da área urbana e estamos dispostos a analisar o interior do município, é possível encontrar muitas curiosidades e locais bonitos. Distante a cerca de 15 quilômetros do centro de Caçador nos deparamos com diversas belezas, entre elas uma igreja de madeira que possui 76 anos. Trata-se da igreja da Comunidade de Pena, que tem como Padroeira Nossa Senhora do Carmo. A atual igreja foi reformada e reinaugurada em 1984.
De acordo com informações repassadas pela Paróquia São Francisco de Assis, de Caçador, a comunidade de Presidente Pena teve início, com a construção e inauguração da Ferrovia, em 1912. Os trilhos do trem estão a poucos metros da igreja. Naquela época, a comunidade católica era atendida pelos freis da Paróquia de Porto União. Frei Deodato era um dos religiosos, ele se deslocava a cavalo e permanecia até quatro dias na comunidade atendendo as famílias.
No ano de 1939, com a chegada a comunidade da família Pascoal Rotta, foi construída a primeira capela, sendo os fundadores; os primeiros fabriqueiros: Pascoal Rotta, Ernesto Schumann, Manoel Pereira e Simão Ribeiro. O altar, o sino e as imagens que existem até hoje na capela, foram doados pela família Rotta, bem como as madeiras para a construção e reforma da atual capela.
A paróquia de Porto União atendeu a comunidade até 1958. A partir dessa data, a comunidade passou a pertencer à Paróquia São Francisco de Assis, de Caçador. Apesar de ser uma comunidade pequena, cerca de 20 famílias, os moradores ainda preservam a religiosidade e a igreja é usada para celebrações eucarísticas, da palavra, para catequese e grupo de reflexão.