A Coca-Cola é uma das marcas de refrigerantes mais famosos de todo o mundo, mas a maioria das pessoas ainda não conhece a origem do nome da marca.
Conforme a BBC, a palavra “coca” faz referência aos extratos de folha de coca. Isso porque o criador da bebida, John Pemberton, um químico de Atlanta (EUA), misturou a substância com xarope de açúcar.
Naquela época, no final do século XIX, o extrato de folha de coca misturado com vinho era um tônico comum, e a bebida doce de Pemberton era uma alternativa para as bebidas alcoólicas, que eram proibidas.
No entanto, menos conhecido é a origem da palavra “cola” na marca. Ela vem de um antigo ingrediente que já não se encontra no produto: noz-de-cola.
A noz-de-cola possui uma casca de 5 centímetros de comprimento e é de cor verde. O fruto interno é de cor avermelhada ou branca e, na África Ocidental, seu local de origem, as pessoas a usavam como estimulante.
A origem do nome Coca-Cola
As nozes contêm cafeína e teobromina, substâncias que também são encontradas naturalmente no chá, café e chocolate. No passado, a Coca-Cola era preparada com esse ingrediente, mas não é mais o caso.
Apesar de estar no nome, a “Cola” foi substituída por imitações artificiais para alcançar o sabor. A maneira de produzir o refrigerante foi mudando ao longo da história e hoje em dia o produto é totalmente diferente do original.
Contudo, a receita completa da Coca-Cola ainda é um segredo que poucos conhecem.
Com informações ND Mais