Visita
A visita do governador Raimundo Colombo pode ser transferida mais uma vez. Agora, seria para o dia 21 de outubro, para auxiliar Joaçaba, que acabou tendo problemas para recepcionar o governador devido à primeira mudança de datas e agora precisaria recebe-lo no dia 18.
A confirmação da nova mudança deve acontecer nesta sexta-feira.
Bombeiros
A aprovação do projeto que concede poder de polícia aos Bombeiros Militares, mas que, através de uma emenda do deputado Darci de Matos, impede que os Bombeiros Voluntários sejam “incomodados” nos municípios em que atuam, se mostra como uma tranquilidade temporária.
Sim, porque o que venceu foi uma proposta clara de que se deve deixar os Voluntários trabalharem onde estão bem estabelecidos. Caçador é um exemplo.
Aliás, com a aprovação deste projeto e a publicação da Lei, tecnicamente, os Militares que aqui estão estabelecidos podem arrumar as malas.
Bombeiros 1
Só para explicar: o projeto prevê que os Bombeiros Militares façam as vistorias e tenham o poder de mandar fechar os estabelecimentos: se não gostam de um determinado empresário, mesmo que tudo esteja regular, manda fechar.
A situação dos Bombeiros Voluntários continua a mesma. Eles fazem a vistoria e entregam o laudo na Prefeitura, que emite a liberação ou não para o estabelecimento.
“Nós funcionamos como um radar, que apenas afere a velocidade dos veículos, mas é preciso que alguém confira o resultado e encaminhe para o motorista”, explicou Anderson Caetano, comandante dos Bombeiros Voluntários de Caçador.
Bombeiros 2
Dois exemplos: Em Santa Maria, terra da Boate Kiss, e em São Francisco do Sul, onde produtos tóxicos incendiaram recentemente, a atuação é dos Bombeiros Militares.
Bombeiros 3
A indignação de muitos deputados é que o Governo está dando poder de polícia para todos os órgãos.
Bombeiros 4
Para constar: os Bombeiros Voluntários não têm poder de polícia. Realizam as vistorias e a Prefeitura é quem decide.
Buracos
O Governo do Estado liberou uma grana para a SDR fazer uma operação tapa-buracos. Fez isso em boa parte das SDRs. Em algumas, inclusive da região, os secretários pegaram o dinheiro e jogaram fora, literalmente. O tapa-buracos dos vizinhos consistia em uma pá e um caminhão carregado de massa asfáltica.
Quando havia um buraco, eles apenas jogavam lá de cima do caminhão dentro do buraco e deixavam.
Resultado: na estrada de Lebon Régis a Curitibanos, por exemplo, o tapa-buracos foi feito em uma semana. Na outra, as mesmas crateras estavam lá.
Na SDR de Caçador, o secretário Chico Stefanes resolveu fazer uma licitação para que a empresa responsável faça um trabalho bem feito: limpe os buracos e então aplique a massa asfáltica.
O resultado sai no dia 18 e, em seguida, as melhorias devem iniciar.
Capivaras
Matéria da edição desta semana do Jornal Notícia Hoje trata a respeito das capivaras. Em grande quantidade no Centro de Caçador, elas são perigosas quando se fala de doenças.
Vale a pena assistir. Clique aqui e confira.
Horário de verão
O Horário de Verão inicia no dia 20 de outubro de 2013 e encerra em 16 de fevereiro de 2014. A mudança de horário acontecerá nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Horário de verão 1
O deputado Valdir Colatto, daqueles que pouco deve ter para se preocupar, está tentando acabar com o horário de verão. Inclusive, um projeto de Lei já tramita no Congresso Nacional.
Mais colunas de Rafael Seidel>