Agentes da Vigilância Epidemiológica encontraram, em dois estabelecimentos onde possuem as armadilhas para o controle do vetor, dois focos do mosquito. O trabalho de varredura contra o transmissor já foi realizado, no entanto as ações deverão ser intensificadas.
De acordo com a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Paula Xavier, o apoio dos agentes de Saúde será fundamental, uma vez que já percorrem os bairros realizando seu trabalho junto às residências. “Aliado aos agentes de Combate a Endemias, será uma ótima maneira de disseminar a informação e as orientações”, disse.
Os agentes comunitários de Saúde de Caçador participaram de uma capacitação para o combate aos criadouros do mosquito da dengue. “Capacitar o agente é muito importante, visto que ele é o elo entre a comunidade e a Saúde. O agente vai poder nos indicar os pontos que precisam de atenção, além de repassar o conhecimento e as maneiras de como eliminar os possíveis criadouros”, destaca.
Paula lembra ainda que, com as ondas calor e chuva, o mosquito se desenvolve muito rapidamente. “Já fizemos toda a varredura necessária para eliminar, mas é necessário que todos estejam atentos e eliminando os possíveis criadouros, nossas residências, pois o Aedes aegypt é um em doméstico”, finaliza.