A retirada da maioria das lombadas de Caçador repercutiu na Câmara Municipal na sessão desta segunda-feira, 20. O assunto foi levantado pelo vereador Adriano Pares, que destacou que a Prefeitura deve iniciar esse trabalho nos próximos dias. “Estão reavaliando as lombadas que precisam ser substituídas”, disse o vereador.
Das mais de 200 lombadas existentes em Caçador, apenas 8 estão de acordo com as normas do CONTRAN. “Nem precisa de estudo técnico, basta passar pelas lombadas de Caçador para constatar. Legalmente, temos duas modalidades de lombadas: uma de 8 centímetros e outra de 10 centímetros e aqui em Caçador existem algumas que beiram os 30 centímetros”, ressaltou o presidente da Câmara, Rubiano Schmitz.
Em 2015, o Ministério Público entrou com uma Ação Civil Pública e um pedido liminar, concedido pela Justiça, determinando que houvesse a regularização das lombadas de Caçador, sob pena de multa diária de R$ 200,00, caso não fosse cumprida a determinação.
“Existe o equívoco, existe o engano e o município tem que tomar uma providência e resolver de uma vez”, completou Rubiano.