O projeto Dentista do Bem está atendendo alunos do CAIC em Caçador. O projeto faz parte da ONG Turma do Bem e, com ajuda de dentistas voluntários, pretende ajudar alunos de baixa renda que necessitam de tratamento odontológico.
“Em Caçador já fazem 3 anos que participamos do projeto onde vamos em uma instituição, fazemos uma triagem nos alunos da escola e eles são examinados”, explicou a coordenadora regional voluntária da TdB, Lislânie Thaelis Lusa.
O processo de triagem é simples, rápido e não invasivo. O dentista voluntário faz um exame visual da condição bucal do aluno e preenche uma ficha com dados sobre sua saúde bucal e a condição socioeconômica da família.
A seleção é feita por meio de um índice de prioridade que beneficia as crianças e adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves. Depois de selecionado o jovem é encaminhado para o consultório mais próximo de sua residência.
Os dentista voluntários atendem em seus próprios consultórios as crianças e adolescentes até completarem 18 anos. “Eles ganham todo o tratamento necessário sem custo algum, o dentista que arca com o necessário”, comenta a coordenadora.
O maior problema que o projeto enfrenta em Caçador é o receio dos pais. “Os pais não acreditam, tem receio que tenham que pagar algo e infelizmente só foram dois que estão em tratamento no projeto”, disse Lislânie.
Atualmente a turma do bem oferece atendimento gratuito à população de baixa renda em 14 países. O projeto Dentista do Bem é seu principal projeto e conta com o trabalho voluntário de dentistas presentes em 1500 municípios do Brasil.