Notícias de Caçador e Região

VÍDEO: Parque Linear será o maior projeto de mobilidade urbana e revitalização histórica e ambiental de Caçador

Começa a nascer o maior projeto de mobilidade urbana, revitalização ambiental e recuperação histórica de Caçador. As obras do Parque Linear irão iniciar nos próximos dias e transformarão a imagem de vários bairros da cidade.

Começando pela ponte de ferro, no Gioppo, e terminando no bairro Berger, próximo da antiga Cibrazem, várias serão as intervenções realizadas.

A própria ponte de ferro será revitalizada e se tornará mais um símbolo para Caçador. Dali até a ponte do Trabalhador haverá pistas de ciclismo e caminhadas, além de um grande calçadão onde será possível visualizar o encontro dos dois rios que cortam a nossa cidade, do Peixe e Caçador, através de um deck projetado. Portais de entrada facilitarão o acesso ao espaço, que terá ainda playground e academias ao ar livre. Foi planejado um espaço para abrigar dois monumentos: um em homenagem ao homem ferroviário e outro ao homem sertanejo (caboclos) fazendo alusão às vidas perdidas na Guerra do Contestado.

Na continuidade, passando pelo Parque Central, também serão construídas pistas, instaladas novas iluminações e mobiliário urbano, finalizando na avenida Barão do Rio Branco.

A partir de então, as pistas de caminhada e ciclovia ficam próximas do rio do Peixe e, seguindo suas curvas, chegam ao final deste trecho, com a criação de um espaço de convivência onde será feita uma homenagem à capivara, esse bichinho urbano que faz parte do cenário da cidade e tem no rio o seu habitat natural. Neste local, haverá equipamentos de lazer, academia ao ar livre e um toten com o desenho da Capivara dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC) onde será possível tirar fotos, pois terá o tamanho de um adulto.

A partir da rua Nereu Ramos, perto da ponte do Jonas, começa a maior obra viária do Parque Linear, com a abertura do prolongamento da rua Ônio Pedrassani, passando por trás do Super Pão, da AABB, até chegar na ponte do Berger, trazendo rapidez e facilidade no deslocamento de veículos e pedestres. Atualmente, aquele local é utilizado apenas pelos moradores para deslocamento, mas apenas a pé.

Da ponte do Berger até a antiga Cibrazem, as obras terão continuidade. A Ônio Pedrassni prossegue, em um local onde haviam inúmeras ocupações irregulares sem as menores condições de habitabilidade. Este trecho irá ligar bairros populosos, como Berger e Alto Bonito, ao Centro da cidade, através de três modais de transporte: carro, bicicleta e a pé, de forma segura e rápida através do eixo favorável do leito ferroviário, sem subidas ou descidas podendo definitivamente introduzir e fortalecer modais sustentáveis de deslocamento. Esta área hoje também encontra-se completamente inacessível ao cidadão. Neste trecho, serão utilizadas luminárias solares. As curvas do rio naquele local são elegantes e sinuosas e vão proporcionar, para quem circular por ali, um espaço de descanso e contemplação da natureza e convivência harmoniosa com o rio.

E, você, caçadorense, poderá desfrutar de todas estas melhorias, facilitando o seu acesso de carro, bicicleta ou a pé.

 

Prefeitura de Caçador – trabalhando para melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos!

Veja Também
Comentários
Loading...