A Câmara realizou nesta sexta-feira, 25, uma sessão solene alusiva a Semana do Contestado. A palestra da noite foi ““100 Anos da Guerra do (no) Contestado: Atos, Fatos e a Repercussão sobre o Território Secular”, ministrada pelo dr. Nilson Cesar Fraga
O presidente da Câmara, Ricardo Pelegrinello, comentou o sucesso do evento. “A noite hoje, principalmente, foi coroada. Muito interessante, com uma didática que prendeu todas as pessoas até o final”, disse.
Ricardo também destacou o objetivo da Semana do Contestado. “A ideia inicial era atingir toda a população, mas principalmente as crianças e os adolescentes. Eu acho que na próxima edição vamos montar uma estratégia para atingir eles. Essa ideia tem que perdurar para resgatar a história e trazer resultados”, salientou.
O palestrante Nilson Cesar Fraga explicou os assuntos tratados. “A fala resume dois momentos desde o que foi a guerra, a violência, e depois o fim, o que a guerra deixou para a região do contestado”, disse.
Nilson ainda parabenizou a organização do evento. “Eu acho isso muito importante, até por que é a primeira. Depois de 100 anos temos a Semana do Contestado. Eu acho muito nobre da Câmara, da Prefeitura e de outras instituições, promover uma semana cívica para pensar na guerra que moldou a vida e o futuro daqui”, finalizou.