Notícias de Caçador e Região

VÍDEO: Hino de Caçador pode ser plágio de música russa

A música do hino de Caçador pode ter sido plagiada, se não inteira, mas em partes, da marcha patriótica russa “Despedida de Slavianka”.

A melodia foi escrita pelo compositor Vasily Agapkin, em honra às mulheres eslavas que acompanham os seus maridos na Primeira Guerra Mundial. A marcha foi escrita e estreada em Tambov, no final de 1912. No verão de 1915, foi lançada como um único gramofone em Kiev. Também foi usado como um hino não oficial do Exército Branco do almirante Kolchak.

Mas, muitos anos depois da 1ª Guerra Mundial e de os soldados russos terem ido para as frentes de batalha embalados pela música, o hino de Caçador, assinada por Osvaldo Olsen, foi homologado oficialmente pelo então prefeito Onélio Menta, através da Lei nº 1 de 1984.

A Lei dos anos 80 concedeu a autoria da letra e da música para Olsen, mas o hino já era cantado em Caçador há alguns anos. Claro que, de qualquer forma, bem depois da canção original ter sido gravada pelos russos.

Se a música, ou parte dela, foi plagiada da original russa, não se pode afirmar com certeza. Agora, que as duas são idênticas, isso são sim…

Ouça a música Despedida de Slavianka.

Ouça o hino de Caçador.

Veja Também
1 comentário
  1. leitor Diz

    Pode até ser plagio mas somente a melodia da musica e não a letra, os estudiosos da musica poderão sim dizer se a melodia é realmente igual ou o som é parecido.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.