Ícone do site Notícia Hoje

VÍDEO: Famílias serão retiradas da Cibrazem na próxima semana

VÍDEO: Famílias serão retiradas da Cibrazem na próxima semana

Dez famílias serão retiradas da área no bairro Berger conhecida como Cibrazem. Moradores da margem direita do rio do Peixe, eles irão para o bairro Martello na próxima semana, em casas construídas pela Defesa Civil, em parceria com a Prefeitura de Caçador.

A iniciativa vai acabar com dois graves problemas: social, já que dará moradias dignas para os mais carentes e vai tirá-los de uma área de risco; e ambiental, pela quantidade de lixo acumulada e que, com as cheias, vai parar dentro do rio.

Publicidade

A alegria de ter um “cantinho” próprio e a proposta de mudança de vida dá novas esperanças para as pessoas que há anos convivem com as incertezas do lugar. “Aceitamos a proposta de sair daqui e ir para o que é nosso. É uma atitude muito legal da Defesa Civil”, afirmou Pedro Gonçalves dos Santos.

Além do lixo que é visto em todo lugar, a falta de higiene nas residências e o cheiro insuportável fazem parte da vida de quase todos os moradores da Cibrazem. Mesmo assim, existem casos como o da dona Laura que destoam do restante.

Apesar da residência onde ela mora com o marido ser bastante humilde, a limpeza e o cuidado com as plantas e com o jardim chamam a atenção. Ela é uma das mais empolgadas para ir para a casa nova. “Eu fiquei super contente, adorei”, resumiu Laura de Souza.

De todos os moradores da Cibrazem, ainda existem 5 famílias que estão resistindo e não querem sair, o que demandará de um apoio tanto do Ministério Público quanto do Poder Judiciário para a Defesa Civil.

O trabalho para retirada das famílias foi concretizado através da parceria entre a Prefeitura e a Defesa Civil do Estado. “A Prefeitura entrou com o terreno e a infraestrutura, como água, energia e a rua e o Estado entrou com as casas”, afirmou Sérgio Eloy Bisotto, coordenador da Defesa Civil.

A entrega técnica das novas casas aconteceu na manhã desta terça-feira por representantes da empresa Fischer, ganhadora do processo licitatório. “O morador vai encontrar uma casa tecnologicamente muito avançada, térmica e de muito boa qualidade, instalações técnicas de ótima qualidade e uma casa com garantia dada pelo INMETRO de 40 anos, mas garanto que ela pode durar 100 anos sem qualquer problema e grande facilidade de manutenção”, afirmou Afonso Portuga, da Fischer.

Sair da versão mobile