Notícias de Caçador e Região

Vídeo: esquadrão antibomba faz varredura em hotel de Lula em Brasília

Após as ameaças terroristas domésticas durante o feriado de Natal na capital federal, o esquadrão de bombas da Polícia Federal do Distrito Federal realizou nesta segunda-feira (26/12) uma varredura no hotel onde o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está hospedado, em Brasília.

A verificação de ameaças contra a vida do futuro mandatário da República ocorreu por volta das 7h30. Já a PMDF também reforçou o policiamento nos arredores no hotel, no Plano Piloto.

PMs que estão no local ouvidos pelo Metrópoles informaram que o comando está “atento” à integridade dos órgãos da administração federal, Gabinete de Transição (CCBB) e outros locais considerados “sensíveis” – entre esses, o acampamento bolsonarista em frente ao Quartel General do Exército.

De acordo com interlocutores ligados a Lula, o presidente está a caminho de Brasília, saindo de São Paulo, e não tem agenda no CCBB nesta segunda.

Ameaças terroristas 

No feriado de Natal do último final de semana, um apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL) planejava atentado contra o Aeroporto Internacional de Brasília. O terrorista doméstico foi preso e identificado como George Washington de Oliveira Sousa, 54 anos. Ele disse em depoimento à polícia que estava “preparado para matar ou para morrer”.

A bomba que George Washignton tentou detonar foi encontrada perto de um caminhão-tanque.

Além dele, um material explosivo foi encontrado no Gama, região administrativa de Brasília. Havia ainda, entre os itens achados, coletes balísticos e capas. O esquadrão de bombas foi ao local na noite de Natal para realizar procedimentos técnicos e fez a detonação controlada do material por volta das 22h30.

Após os episódios violentos, o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que os procedimentos de segurança para a posse de Lula serão reavaliados. “Todos os procedimentos serão reavaliados, visando ao fortalecimento da segurança. E o combate aos terroristas e arruaceiros será intensificado. A democracia venceu e vencerá”, escreveu o ministro.

Lula toma posse dia 1º de janeiro de 2023.

Com informações Metrópoles 

Veja Também

Comentários estão fechados.