As comemorações dos 83 anos de Caçador acontecerão no Parque Central José Rossi Adami. Não haverá festa, com shows nacionais no Parque das Araucárias devido à situação financeira em que o município e o país passam.
As informações com os detalhes do novo formato de comemoração foram repassadas pelo prefeito Saulo Sperotto e, pelo vice, Alencar Mendes, em coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira, 16.
De acordo com o prefeito, foram realizadas conversas com as entidades e avaliada a situação econômica para se realizar a festa, que não teria a cobrança de ingressos. “A Prefeitura está devendo financeiramente e é ruim quando devemos para alguém e ainda fazer festa”, afirmou.
Mesmo assim, Saulo fez questão de destacar que as comemorações dos 83 anos serão realizadas. “Faremos alguma coisa diferente, mais econômica, cívica, cultural local, familiar”, acrescentou.
Sobre as atividades, Alencar salientou que vão envolver primeiramente todas as escolas de Caçador, com uma grande gincana cultural, que terá as suas finais no dia 25 de março, no Parque Central. Além disso, haverá um concurso de vitrines, coordenado pela CDL.
“Uma ação onde chame toda a população para que participe de uma grande festa familiar, onde tenha disponíveis brinquedos para as crianças, finais da gincana, espaços em dois palcos para bandas e artistas locais que serão convidados a se apresentar”, enfatizou Alencar.
A banda Marcial, Orquestra Sinfônica, Amimu, Coral Caçadorense, grupos de teatros também serão convidados para participar das atividades culturais. “No final da tarde e, à noite, realizar uma grande gincana de Caçador para o público jovem e adulto, utilizando não apenas o Parque Central, mas os espaços próximos”, acrescentou.
Futebol de sabão e competição de serra de toras também estão sendo estudados para a programação. “Uma coisa que seria divertida, ilustrativa, familiar e que atraia todas as pessoas e elas possam ser participativas”, salientou Alencar.
Sobre a parte gastronômica, a Prefeitura irá abrir a oportunidade para as empresas locais e criará também um parque de alimentação com a participação das entidades locais.
A ideia é ainda estender as comemorações para o domingo, com um culto ecumênico, bolo comemorativo, atividades culturais e shows com os artistas locais. “Dando a oportunidade para que as atividades religiosas tenham participação. Chamar ainda algumas entidades como pessoal da mateada, cavalgadas para participar também”, revelou.
Nos próximos dias, a Prefeitura deve divulgar a programação oficial de todas as atividades. “É uma festa do município, de portões abertos, até porque nem portão tem neste caso e extremamente voltada às famílias caçadorenses”, finalizou Alencar.