A carreata em apoio ao agora ex-deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) foi registrada nesta sexta-feira (19/5) com baixo público e falta de apoio relevante no Paraná.
Imagens publicadas nas redes sociais pela jornalista Lana Seganfredo mostram o caminhão de som contratado pelo ex-coordenador da Lava Jato passando pela Avenida Cândido de Abreu, em Curitiba.
É possível ver no vídeo batedores da Polícia Militar do Paraná conduzindo uma fila de três carros, além do caminhão. Uma viatura da PMPR fecha a linha. Há também alguns “notáveis” paranaense que discursam: deputado Delegado Xerifão (União Brasil), deputado Fábio Oliveira (Podemos), delegada Tathiana e investigador Cabelo.
É o deputado Fábio Oliveira que está com o microfone no momento do vídeo. Ele diz que “345 mil votos foram jogados no lixo por criminosos que estão roubando o Brasil”. Na terça-feira (16/5), o TSE decidiu por unanimidade pela cassação de Deltan Dallagnol devido a pendências de sindicâncias e reclamações administrativas no CNMP.
Poucos aliados de Dallagnol mostraram solidariedade. Romeu Zema (Novo-MG) teria sido o único governador a ligar para o ex-deputado. Sergio Moro (União Brasil-PR) e Rosângela Moro (União Brasil-SP), os últimos remanescentes da Lava Jato no Congresso, não estavam presentes na carreata.
Moro, inclusive, está em alerta pelo risco de cassação. Já que o senador é alvo de uma ação do PL no Tribunal Superior Eleitoral tendo como base supostas irregularidades em gastos na campanha eleitoral de 2022.
Para o PL, a desistência de Moro da candidatura à Presidência da República e migração do Podemos para o União Brasil se tratou de “estratagema pernicioso” para driblar a legislação eleitoral, que limita os gastos de cada campanha.
Com informações Metrópoles