A capivara será o mascote oficial da 58ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC). Representando a fauna e a flora da região, ela foi apresentada em evento, que aconteceu no auditório da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) na noite desta quinta-feira, 22. A apresentação do evento ficou a cargo da jornalista Suiane Quevedo.
O nome da capivara ainda não foi escolhido e será feito através de um concurso com as crianças das escolas de Caçador.
Os presentes no evento puderam conhecer também a marca da competição, lançada oficialmente em fevereiro, e o troféu transitório dos JASC, oferecido ao campeão-geral da competição, além da medalha alusiva a esta versão dos Jogos.
Esta é a terceira vez que o maior evento esportivo de Santa Catarina será realizado em solo caçadorense. A primeira vez foi em 1978 e a segunda em 2012.
“Desta vez, temos a oportunidade de ajudar a dar vida novamente aos jogos”, disse o presidente da Comissão Central Organizadora, Edson Fezer.
O evento desta quinta contou ainda com homenagens a pessoas que contribuíram para o esporte de Santa Catarina: Alexandre Schneider, que foi treinador de Handebol, de Concórdia; Delmar Alberto Tondolo, diretor-técnico das equipes de Brusque; Luiz Carlos Marins (Licão), presidente da Comissão Municipal de Esportes de Caçador em 1978, quando foram realizados os JASC no município; Magnólia Correia, atleta e treinadora de Blumenau; Edson Luiz Florão, jornalista que atuou nas coberturas de 34 edições dos JASC.
A assinatura dos contratos de patrocínio com a Unifique e com a Havan para os JASC 2018 foi realizada durante o lançamento da competição.
“Os JASC vão fazer a diferença na economia de Caçador assim como fizeram em Lages, onde foram injetados mais de R$ 12 milhões durante os 10 dias de evento no ano passado. Toda comunidade de Caçador sairá ganhando”, completou o presidente da Fesporte, Erivaldo Nunes Caetano, o Vadinho.
Relembrando os Jogos de 1978, o prefeito de Caçador, Saulo Sperotto, ressaltou o empenho para realizar o evento novamente para o Município. “Conquistamos a edição para 2012, mas infelizmente eu não estava mais na Prefeitura e acabei não tendo este orgulho de realizar a competição. Agora, estamos aqui de novo e, desta vez, poderemos mostrar para Santa Catarina o nosso potencial. Vamos criar o ambiente esportivo e investir os recursos nas melhorias necessárias para receber a todos de braços abertos. Estamos trabalhando para melhorar a qualidade de vida de todos”, completou.
A etapa estadual dos JASC ocorre em Caçador de 6 a 16 de setembro e é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte e Prefeitura.
Para participarem da etapa estadual, os atletas deverão se classificar nas etapas microrregionais e seletivas, programadas para o meio do ano.
“Caçador vai receber R$ 2 milhões em investimentos que vão ficar por anos e anos beneficiando a comunidade local. Além de benefícios para o Esporte, também se refletem na Saúde, na Educação e em qualidade de vida. Parabéns a toda região. Viva os JASC”, finalizou o secretário de Estado da Cultura, Turismo e Esporte, Leonel Pavan.