A caçadorense Eliane Menin Susin conduziu a tocha olímpica na manhã desta terça-feira, 31, em Gravatá, Pernambuco. A ex-moradora da Linha Rio Bugre está na cidade há cerca de um ano e teve seu nome indicado por um fornecedor da empresa onde trabalha, a Isoeste, maior fabricante de construtivos isotérmicos do Brasil.
Grávida da Ana Luisa, Eliane é casada com o também caçadorense Lúcio Suzin. “É indescritível o que senti. Uma emoção muito grande e um momento único”, destacou.
Toda a família de Eliane ainda mora em Caçador, na Linha Rio Bugre. “É um orgulho poder representar Caçador e cada um dos meus familiares em um evento tão importante como este”, completou, mandando abraço a todos os seus familiares.
A tocha olímpica
A Chama Olímpica é um importante símbolo dos Jogos. Representa a paz, a união e a amizade. A tocha, por sua vez, é usada para passar a chama de um condutor para o outro durante o revezamento até o acendimento da pira na cerimônia de abertura.
A tocha olímpica é produzida com alumínio reciclado e tem acabamento acetinado. Ela é formada por seis segmentos que se abrem quando é acesa, que também é conhecido como “momento do beijo”, e que remetem à paisagem natural do Rio de Janeiro e do Brasil.
O topo dourado da tocha é uma referência ao céu e ao sol, já o recorte inferior representa com a cor verde a montanha do Pão de Açúcar, o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea. Logo abaixo nas cores azuis estão representados as ondas e o mar, e por fim em azul escuro o calçadão de Copacabana.
A malha triangular no final da tocha representa os três valores olímpicos: excelência, amizade e respeito. O comprimento da tocha quando fechada é de 63,5 cm e quando expandida é de 69 cm. Ela pesa aproximadamente 1,5 kg.
O revezamento da tocha será feito por 12 mil carregadores em 83 cidades brasileiras (incluindo todas as capitais dos 26 estados e do Distrito Federal). Após a fase grega (de Olímpia a Atenas), a tocha passou pelas cidades suíças de Genebra e Lausanne, onde visitou a sede das Nações Unidas e a sede do Comitê Olímpico Internacional, juntamente com o Museu Olímpico, ficando exposta por um dia.
A fase brasileira começou na capital, Brasília, e termina no Rio de Janeiro durante a cerimônia de abertura dos Jogos.
Rio 2016
O Rio 2016, ocorrerá entre os dias 5 e 21 de agosto de 2016 e as Paraolimpíadas serão entre 7 e 18 de setembro do mesmo ano. O local de abertura e encerramento será no Estádio do Maracanã.
Serão disputadas 28 modalidades, duas a mais em relação aos Jogos Olímpicos de Verão de 2012.
Será a primeira vez que os Jogos Olímpicos serão sediados na América do Sul e a segunda vez na América Latina, depois da Cidade do México 1968. Será também a terceira vez que acontecerão no hemisfério sul, depois de Melbourne 1956 e Sydney 2000.