Na sequência das ações da Semana do Meio Ambiente, os acadêmicos Andrey Felipe e Tiago Faria do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária realizaram nesta quinta-feira (08) na empresa Frame uma palestra sobre as vantagens do biodiesel de óleo de fritura.
A palestra foi ministrada para os alunos do Projeto Pescar.
Na palestra, os acadêmicos falaram sobre a importância de dar o destino correto ao óleo de fritura, aquele que se usa em casa. Apenas no Brasil, são gerados cerca de 5,5 bilhões de litros de óleo de fritura por mês. Menos de 5% desse resíduo é reciclado ou tem destinação ambiental correta. E o mais grave: um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água potável. “Renovável e isento de enxofre, esse biodiesel pode ser usado em motores diesel sem necessidade de adaptação dos veículos. Além disso, apresenta maior lubrificamento, acarretando maior vida útil do motor, e polui 80% menos na emissão de gases de efeito estufa”, informa Andrey.
Outras duas palestras educativas também serão realizadas. Dia 13 de junho das 9h às 10h30min, no restaurante Sakura será realizado o evento de conscientização com repasse de informações sobre o descarte correto e incorreto do óleo de cozinha e seus impactos no meio ambiente. Dia 21 de junho, o mesmo evento acontecerá na Padaria Bom Sucesso, das 9h às 10h30min. A ação educativa integra um projeto maior da Uniarp que visa a coleta e transformação do óleo de cozinha usado em biodiesel.