O município de Videira passará a ser monitorado 24 horas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). O programa monitora as áreas de risco de municípios classificados como vulneráveis a esses eventos em todo o território nacional.
O coordenador da Defesa Civil de Videira, Dinilso Gaio, ressalta que o pedido foi feito ainda no ano de 2013, mas só agora o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação está atendendo o município. “O mapeamento foi feito na semana passada pelo CPRM, onde esses dados foram consideramos de médio e grande risco. Passamos por mais de 50 pontos onde houveram deslizamentos os enchentes no ano passado e agora esses dados serão catalogados e passados para o CEMADEN. Cada vez que tiver previsão de uma chuva forte, o orgão irá emitir um alerta para agirmos de maneira preventiva para evitar prejuízo nesses pontos”, disse Dinilso.
O prazo para Videira receber os equipamentos do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação é de três meses, ou seja, 90 dias. “Assim nós teremos em mãos um sistema na prefeitura através dos dados monitorados. As próximas etapa serão no interior e confecção da carta geográfica que dará susporte ao urbanismo de novos projetos de loteamento”, disse.
Informações: Rádio Vitória AM