Vereadores abordaram o tema após o episódio de um adolescente tentar invadir uma escola armado
A segurança nas escolas voltou à pauta do debate na Câmara Municipal de Caçador durante esta semana. O assunto foi provocado pelo vereador André Alves (MDB) na segunda-feira, após solicitar informações do Executivo sobre a viabilidade da implementação de portas giratórias com detectores de metais nas escolas municipais, que já foi alvo de indicações e projeto de lei na Câmara.
O vereador quer saber se o setor competente já realizou algum estudo técnico para avaliar a viabilidade da proposta e se existe previsão para a implementação dessa medida, bem como o cronograma e unidades escolares prioritárias. Caso a proposta seja considerada inviável, ele quer saber os motivos desta decisão.
O assunto ganhou força após episódio de ameaça de aluno a uma professora na escola Morada do Sol há alguns dias, e foi debatido por outros vereadores.
Clayton Zanella (União) destacou que a Câmara vem cobrando medidas desde a Legislatura passada, inclusive com a realização de audiência pública que elencou ações prioritárias. Fabiano Dobner (PL) lembrou que apresentou Projeto de Lei em 2023, que prevê a instalação de dispositivos de segurança em escolas e creches do Município.
Os vereadores Jonatas Maia (PL) e Marcos de Souza (União) também fortaleceram o debate, destacando que na próxima sessão ordinária apresentarão indicação solicitando a presença de vigilantes nas escolas.
O tema foi corroborado pelo vereador Rubiano Schmitz (PP), que também reforçou a necessidade de medidas para aumentar a segurança no ambiente escolar.