Notícias de Caçador e Região

Vereadores visitam escolas e constatam boa qualidade da merenda escolar

A qualidade da merenda escolar servida para os alunos da rede municipal de ensino voltou ao debate na Câmara Municipal de Caçador durante sessão ordinária desta terça-feira (15).

O assunto foi levantado pelo presidente da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Clayton Zanella (DEM), após averiguação in loco da qualidade da merenda escolar servida aos alunos na Escola Esperança, no Bairro Martello.

O vereador apresentou fotografias mostrando o armazenamento dos alimentos na referida unidade escolar. Segundo ele, foi possível notar que estão no prazo de validade, que as carnes estão separadas nos freezers, os legumes e frutas são de boa qualidade e pães bem acondicionados. Além disso, através de fichas que contabilizam o número de lanches servidos, as crianças puderam repetir a refeição.

Clayton explica que o objetivo é fiscalizar se a empresa está cumprindo com as obrigações após denúncias de irregularidades no que se refere à execução do contrato, e que pretende visitar outras unidades no horário em que o lanche é servido, para fazer a fiscalização. “O que notamos na Escola Esperança é que é possível a empresa melhorar os serviços de uma maneira geral, porque se ali ela consegue apresentar um bom trabalho, pode efetuar nas outras escolas também”, destaca.

“Se há irregularidades precisam ser corrigidas, mas não podemos colocar todas as escolas no mesmo pacote, então vamos olhar escola por escola e ver onde está certo e onde está errado”, completou.

O vereador Jean Carlo Ribeiro (PSD) informou que também fiscalizou a qualidade do lanche através de visita à escola Irmão Venâncio José, constatando a boa qualidade no lanche servido.

“É isso que temos que fazer, fiscalizar. As crianças são o nosso maior patrimônio e precisam ser bem cuidadas. Além disso, se há recursos públicos, esses devem ser bem empregados. É nossa função cobrar que a empresa preste um bom serviço, já que o Município está fazendo a sua parte e pagando a terceirizada em dia”, completou.

Informações por fotos

Na segunda-feira (14), Johny Marcos Tibes de Souza (MDB) havia apresentados fotos, desta vez mostrando alimentos de má qualidade. Segundo ele, as imagens integram o documento oficial da Secretaria de Educação na terceira notificação realizada à empresa e que fará parte do processo que será encaminhado ao Ministério Público.

Leandro Sawchuck (DEM) elogiou atitude dos colegas em averiguar a situação in loco, destacando que é preciso saber a verdade dos fatos. “Ontem (segunda) o vereador Johny apresentou fotos da merenda de má qualidade; hoje (terça), o vereador Clayton nos apresenta os alimentos em ótimas condições, então, temos que buscar clareza nos fatos para que a comunidade saiba o que realmente está acontecendo”, comentou.

 

Veja Também

Comentários estão fechados.