Notícias de Caçador e Região

Vereadores repercutem situação da agricultura em Caçador. Assista

Os vereadores Ricardo Pelegrinello (PT) e Moacir D’Agostini (DEM) repercutiram a situação da agricultura de Caçador na sessão desta quarta-feira, 13.

Para Moacir, medidas precisam ser tomadas para que se valorize mais o homem do campo, evitando o êxodo rural, além da melhoria na qualidade de vida na agricultura. “Para se ter uma ideia, em 1994, tínhamos mais de 16 mil pessoas morando no interior de Caçador e hoje esse número diminuiu para pouco mais de 6 pessoas. É preciso se buscar alternativas para reverter a situação complicada da nossa agricultura”, afirmou, citando também a falta de investimentos.

Ricardo citou também a falta de reconhecimento por parte dos governos municipais quanto à agricultura. Políticas públicas de agricultura não estão tendo atenção. Por isso, queremos fazer um debate a respeito deste assunto com o prefeito e com as pessoas ligadas a essa área”, disse.

O vereador do PT lembrou ainda a respeito da necessidade de regularização do Selo de Inspeção Municipal (SIM), criado em 2010 e que visa proporcionar a comercialização dos produtos agrícolas locais. “O problema é que este selo não está regulamentado e uma hora ou outra essa situação vai cair sobre os agricultores”, destacou.

Ricardo afirmou ainda que por enquanto a Secretaria de Agricultura é responsável pela regulamentação do Selo, mas que as funções deveriam ainda ser divididas com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. “O SIM regulamenta para vender no município e não pode vender fora. Esse selo é justamente para aquele comerciante que atua no município”, acrescentou.

Mais notícias de política>

Veja Também
1 comentário
  1. Fábio Diz

    E as coisas vão ficar pior… não vai ser feito nada para reverter esse quadro. Nem foi citada a insegurança jurídica dos proprietários devido ao código florestal que segue cheio de indefinições.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.