Os integrantes do Programa Câmara e Prefeitura Mirim de Caçador assumiram um compromisso na tarde dessa quarta-feira (13), no Plenário Joaquim Scolaro. A partir do próximo mês eles deverão iniciar as pesquisas sobre os históricos das unidades escolares do município. O desafio proposto pelo presidente da Casa Legislativa, Ricardo Pelegrinello, foi aceito pelos jovens e até o final do mandato deverá ser transformado em um livro.
“Já temos um livro escrito por um vereador, que apresenta a história das denominações das ruas de Caçador, agora o desafio aos vereadores mirins é concluir até o final do mandato deles essa pesquisa sobre as escolas para resgatar a importância daqueles que a denominam. A ideia é que os mirins investiguem o motivo da escolha do nome de cada escola, para que nos próximos 30 anos as pessoas tenham acesso a essa história”, explica o presidente da Câmara de Caçador, Ricardo Pelegrinello.
Ainda na reunião do Programa Mirim, os jovens receberam informações sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, ministrada pela intérprete Jussara Dureck. E concluíram o curso com ênfase na capacidade individual de comunicação, ministrado pelo coordenador de oficinas João Paulo de Almeida, da CIA Vento Negro.
“A técnica do teatro, arte, expressão vem para ajudar aos jovens a melhor comunicação; gostaria de agradecer a oportunidade da Câmara Municipal por abrir esse espaço e valorizar a arte e a cultura junto a esses jovens, e acredito que esse trabalho vai trazer um resultado direto ao programa; e também lá fora para que eles possam melhor exercer as suas profissões; além de incentivar a formação de lideranças”, conclui João Paulo de Almeida.