Notícias de Caçador e Região

Verão congelante: Serra catarinense tem geada e temperatura mínima de 2°C

Ainda é verão, mas a geada já deu as caras na Serra catarinense durante o amanhecer desta quinta-feira (11). O espetáculo aconteceu no Vale do Caminhos da Neve, há cerca de 3km do centro de São Joaquim. Segundo a Epagri/Ciram, o município registrou temperatura mínima de 7°C.

Outros municípios da região também tiveram temperaturas baixas nesta quinta-feira. É o caso de Urupema, que chegou a marcar congelantes 2,54°C nas primeiras horas do dia. Em Urubici, também na Serra catarinense, as mínimas ficaram na casa dos 8,2°C.

O fenômeno, incomum para a época do ano, é decorrente da chegada de uma massa de ar seco, que acabou provocando uma queda acentuada na temperatura. A geada, no entanto, já estava prevista pela Epagri/Ciram e pode acontecer novamente na sexta-feira (12).

O frio vem depois de um período de instabilidade, inclusive com a formação de um ciclone extratropical próximo ao Litoral catarinense. “Normalmente, após as passagens de frentes frias, há melhora do tempo e esfria”, explica Marcelo Martins, meteorologista da Epagri/Ciram.

No decorrer da tarde desta quinta, no entanto, as temperaturas voltam à condição normal de verão, podendo ficar próximas de 26°C na região.

Com informações ND Mais 

Veja Também

Comentários estão fechados.