O letreiro “Amo Caçador”, instalado em setembro de 2018, vem sendo alvo constante de vândalos no Parque Central.
O monumento, que já foi consertado antes, terá que passar por uma nova manutenção. Mas, agora, no local existe uma câmera de segurança e os criminosos que causarem danos serão identificados.
“As imagens da câmera serão utilizadas para identificar os vândalos para que possamos puni-los”, afirma o prefeito em exercício, Alencar Mendes.
Danificar patrimônio público é crime e tem penalidades de acordo com a lei 13.531/2017. Para o crime de dano, o Código Penal prevê, no artigo 163, a pena de um a seis meses de detenção. Caso tenha o dano for cometido contra patrimônio da União, de estados, municípios, empresas concessionárias de serviços públicos ou de sociedades de economia mista, a penalidade é maior: detenção de seis meses a três anos e multa, além da pena correspondente à violência.
“Pedimos para que as todos os cidadãos colaborem com a preservação dos nossos patrimônios. Este letreiro se tornou uma atração para todas as pessoas que visitam o Parque e, infelizmente, está sendo destruído por irresponsáveis. Então, se alguém flagrar qualquer ato de vandalismo, que informe a Guarda Municipal”, completou o diretor da Guarda, Alessandro Gonçalves.