Notícias de Caçador e Região

Vacina de dose única chega ao Brasil nesta terça-feira, garante ministro da Saúde

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou que o Brasil deve receber nesta terça-feira (22) 1,5 milhão de doses da vacina da Janssen, braço farmacêutico da Johson & Johnson, que imuniza em dose única.

A declaração foi dada na Comissão Temporária da Covid-19 no Senado Federal, durante uma reunião sobre ações de combate à pandemia no Brasil.

A remessa faz parte da antecipação de 3 milhões de doses dos 38 milhões negociados com a farmacêutica. O imunizante de dose única era esperado na última semana, mas não chegou. Agora, o Ministério da Saúde garantiu que as doses estarão no Brasil nesta terça (22).

“Em relação às vacinas da Janssen, elas estavam previstas no nosso calendário para o último trimestre do ano. Eram 38 milhões de doses. Negociamos com eles e iriam antecipar 3 milhões de doses na semana passada, lamentavelmente não foi possível. Mas antecipo aqui que amanhã deve chegar no aeroporto de Guarulhos 1,5 milhão”, disse o ministro.

O quarto imunizante que passa a ser aplicado nos brasileiros deve chegar às 6h45 em São Paulo.

Queiroga destacou ainda que o imunizante da Janssen tem a vantagem de exigir uma única aplicação, ao contrário das outras opções de vacina contra a Covid-19 que já são utilizadas no Brasil – Coronavac, Astrazeneca e Pfizer – que exigem duas doses para a completa imunização.

O Ministério da Saúde antecipou ainda durante a reunião que a pasta negocia receber um milhão de doses adicionais da Coronavac em 24 de junho. Elas chegarão ao Brasil junto com os insumos entregues pela China para fabricação das vacinas.

Longa espera

Santa Catarina aguarda ansiosa pelas chegadas das vacinas da Janssen. Quando foi anunciada pela primeira vez, o governador Carlos Moisés divulgou que havia previsão de chegada de cerca de 104 mil doses para o Estado.

Vários municípios também começaram a se mobilizar para receber as doses, que chegariam muito próximas do prazo de validade. Porém, a Anvisa ampliou a data de validade de três para quatro meses e meio, garantindo que as doses estarão em perfeito estado para a aplicação até o mês de agosto.

Com informações Portal R7

Veja Também

Comentários estão fechados.