Notícias de Caçador e Região

UNIMED Caçador mantém projeto de natação para crianças e adolescentes

Com foco à responsabilidade social da Cooperativa, a Unimed Caçador ampliou seu leque de projetos em plena pandemia, ofertando aulas de natação em parceria com a academia Transpiração Acqua. Ministrada pela educadora física professora Thays Ribeiro, as aulas envolvem os estilos da natação crawl, costas, peito e borboleta. O treinamento inclui ainda técnicas de saídas e viradas e, acima de tudo, visa melhorar os níveis de aptidão física dos participantes.

Ultrapassando o esporte, a natação ajuda a reduzir calorias, fortalecer os músculos e aumentar a capacidade respiratória. “Além de ser um dos esportes mais completos, a modalidade é uma forma divertida, saudável e desafiadora de se exercitar por ser praticada na água, despertando uma sensação de prazer e bem-estar”, comenta o presidente da Unimed Caçador, Dr. Nelson Dallagnol.

As aulas de natação acontecem todas as segundas e quartas-feiras e o projeto está em fase de captação de recursos, com o intuito de ampliar o número de vagas. Para a diretora técnica do Comitê Educativo da cooperativa, Dra. Lúcia Mostiack Guimarães, o projeto proporciona uma compreensão social mais abrangente, envolvendo conceitos como competição e cooperação, além de impactar nos valores humanos. “A prática da natação demonstra grande estímulo à promoção da saúde e qualidade de vida do indivíduo. E na infância ela acaba por proporcionar uma maior capacidade de aprendizagem no ambiente escolar, além de sua importância sobre o desenvolvimento de habilidades corporais”, destaca.

 

Como doar parte do imposto de renda para ações sociais

A analista de Sustentabilidade da cooperativa, Gabriela Vansuita Valente, informa que todas as pessoas, física ou jurídica, podem apoiar financeiramente o projeto, através de valores destinados ao seu imposto de renda. “O Governo Federal permite aos contribuintes a possibilidade de investir em projetos de natureza cultural, esportiva e social, com reflexo na dedução de valores do imposto de renda. Basta a pessoa destinar um valor, com teto máximo, o qual será compensado quando do acerto com o Imposto de Renda no ano seguinte”.

Segundo ela, o apoio das empresas é imprescindível para o sucesso e ampliação do projeto. “A transparência e a qualidade dos nossos projetos estão aliadas ao compromisso com a responsabilidade social da cooperativa em sua comunidade. Portanto, o contribuinte pode apoiar iniciativas sociais e educacionais do Sistema Unimed, destinando parte de seu IR devido, que estará contribuindo com a melhoria da qualidade de vida desses alunos”.

Ao declarar o Imposto de Renda, o contribuinte pode fazer a opção para destinar parte do imposto devido para ações sociais, doando para projetos de apoio à infância. Isso vale para pessoas que fazem a declaração do Imposto de Renda pelo modelo completo e para as empresas que declaram o Imposto de Renda pelo regime do lucro real.

A diretora técnica ressalta que o projeto Natação para Todos é uma iniciativa piloto da Unimed Caçador dentre todas as Unimeds de Santa Catarina, portanto a captação de recursos traz o fomento de ampliar o número de vagas muito em breve. “Além do esporte, o programa contempla o incentivo à vida escolar dos alunos, uma vez que há, através de nossos parceiros,  acompanhamento no desempenho, frequência e notas de cada participante”, explica Dra. Lúcia.

As empresas e pessoas com interesse em conhecer os projetos, podem entrar em contato com a Unimed Caçador no telefone/whatsapp: (49) 3561-4512 ou e-mail: [email protected] . E ainda, os dados de transparência desse e outros projetos mantidos pelo Sistema Unimed podem ser acessados no site do Instituto Unimed.

Veja Também

Comentários estão fechados.