Nem sempre a coleta de sangue para os pequenos é uma experiência agradável, podendo causar trauma e pânico pelo simples fato de ver uma agulha. É papel dos pais e do cuidador, não só nessa situação, a incentivarem suas crianças, ajudando-as a enfrentarem seus medos rotineiros, como tomar injeção, dormir sozinho e no escuro ou andar de bicicleta sem rodinhas, encorajando-as para que elas não tenham receio de errar, já que isso faz parte do aprendizado.
A maioria das crianças resiste em ir ao laboratório fazer coleta de exames, com medo especialmente da famosa agulha. Por isso o Centro de Diagnóstico Unimed dispõe de ambiente diferenciado e atrativo para os ‘pequenos’, proporcionando uma viagem imaginária, através do óculos de realidade virtual, com filmes e desenhos animados, transportando-os, por alguns minutos, para um ambiente totalmente atípico de um laboratório.
Além disso, a equipe de enfermagem da Unimed, que realiza a coleta nas crianças, está preparada com um discurso que os colocam como pessoas valentes e corajosas, instigando-os a enfrentarem o momento do exame de sangue sem medo. “É contagiante ver o envolvimento das crianças quando começam a assistir o filme. Esquecem que estão em um ambiente de coleta e quando percebemos, já realizamos o exame sem qualquer intercorrência”, declara Sabrina de Bastos Reichembak, auxiliar de laboratório.
Ao final da coleta, o laboratório entrega o Certificado de Coragem, a fim de incentivar e promover o reconhecimento pela bravura de meninos e meninas que vão ao laboratório realizar exames de saúde.
Todas as crianças que se mostram corajosas são contempladas pelo certificado, podendo mostrar a todos os seus amiguinhos o quanto foram firmes e passaram pela experiência com êxito e superação.