A Secretaria de Saúde de Caçador oferece gratuitamente testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais. Os testes podem ser realizados de maneira sigilosa em qualquer unidade de saúde do município. O ideal é que as pessoas que tenham passado por alguma situação de risco, como terem feito sexo desprotegido, façam o exame.
Os testes rápidos, além de precisos, garantem uma rapidez do diagnóstico do paciente, como destaca a coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Graziela Gallina. “O teste é realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo que é colocado em dois dispositivos de testagem, se ambos tiverem resultados iguais, o diagnóstico é fechado. Um terceiro teste é realizado casa haja discordância entre os dois primeiros. O resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório. O método permite que, em menos de meia hora, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento necessário”, destaca.
Após uma infecção, o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados. Por conta disso, é aconselhável que os pacientes procurem a Unidade de Saúde após esse período.
Ainda de acordo com Graziela, um diagnostico precoce permite que o paciente comece o tratamento brevemente e tenha uma melhor qualidade de vida. Além disso, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto, as mães reduzem as chances da transmissão de doenças para o bebê.