Notícias de Caçador e Região

UNIARP retoma atividades práticas e de estágios adotando protocolos de segurança

Para os estudantes e professores de graduação, os quais as atividades práticas e de estágios estarão sendo retomadas, a UNIARP está assegurando e cumprindo com todos os protocolos epidemiológicos indicados

A UNIARP campus de Caçador e Fraiburgo, retornará as atividades práticas em laboratórios e estágios, a partir do dia 8 de junho. Já as aulas presenciais continuarão acontecendo de maneira remota até o final do mês. A decisão está de acordo com o último decreto anunciado pelo Governo do Estado. No mês de julho, ocorrerá nova deliberação sobre o assunto, por meio de ato conjunto dos secretários de estado da saúde e da educação, conforme cita o decreto do Governo do Estado de SC nº 630 de 01/06/2020. Em relação ao Colégio de Aplicação, também conforme decreto do Governo Estadual, as aulas presenciais permanecem suspensas até dia 2 de agosto. Igualmente a Universidade, as aulas do Colégio acontecem de maneira virtual.

Para os estudantes e professores de graduação, os quais as atividades práticas e de estágios estarão sendo retomadas, a UNIARP está assegurando e cumprindo com todos os protocolos epidemiológicos indicados. Serão fornecidas máscaras aos estudantes e professores, os ambientes físicos serão constantemente higienizados. Também os alunos passarão por higienização de mãos e calçados ao chegarem na universidade. Além disso, será aferida a temperatura com a utilização de termômetro a laser em todos os alunos e professores que adentrarem os espaços físicos da instituição. Caso a temperatura ultrapasse 38,1ºC, não se permitirá a entrada na universidade e a pessoa será indicada a buscar auxílio médico. A universidade igualmente informou que os estudantes que pertencem a grupos de risco e que deveriam realizar as atividades práticas ou de estágio, devem apresentar laudo médico. Para esses casos, haverá atividades realizadas de outra maneira.

Durante todo o período de pandemia, a comissão de acompanhamento e controle de propagação do coronavírus da UNIARP, atuou no replanejamento do calendário acadêmico para garantir que as atividades práticas possam ser concluídas ainda dentro do primeiro semestre de 2020. Além disso, o grupo de profissionais é responsável por implementar todas as orientações solicitadas por órgãos oficiais, com o objetivo de resguardar a saúde dos funcionários e estudantes da universidade e do Colégio de Aplicação.

“Seguindo o decreto anunciado pelo Governo do Estado, estaremos de maneira gradativa retomando as atividades. Iniciamos neste momento com aquelas atividades práticas e de estágio, pois não é possível realizar em ambiente online. Em relação as demais atividades, a UNIARP implantou desde o primeiro dia do isolamento social em março, as aulas em ambiente virtual, assim não haverá prejuízos à comunidade acadêmica e conseguiremos concluir os conteúdos teóricos pertencentes ao primeiro semestre dentro do previsto pelo calendário”, destaca o reitor Dr. Anderson Antônio Mattos Martins.

O professor Anderson lembra ainda que o segundo semestre letivo, está programado para iniciar no dia 10 de agosto e tranquiliza pais e alunos em relação as medidas de segurança adotadas pela universidade. “Todas essas decisões que estão sendo implementadas, possuem em primeiro lugar a preocupação com a vida dos nossos alunos e professores. Por isso, estamos implantando diversos protocolos de segurança e higiene que serão cumpridos por todos, com o objetivo de que possamos executar as atividades previstas com total segurança”, explica.

Mesmo em período de isolamento social, a UNIARP manteve ativos os atendimentos a comunidade acadêmica, como por exemplo na secretaria e serviços de bolsas de estudos. Igualmente o Núcleo de Práticas Jurídicas está retomando as atividades de maneira gradativa com professores, os quais estão participação de audiências que estão acontecendo em ambiente virtual.

 

Veja Também
Comentários
Loading...