A UNIARP realizou neste sábado (13) o I Seminário Regional do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE). O Programa consiste em um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados para a formação do cidadão. O Seminário tem como objetivo integrar os esforços da UNIARP aos do Governo do Estado, através da Gerência de Desenvolvimento Regional, Gerência de Educação, Prefeituras e outras instituições visando à melhoria da qualidade dos cursos de graduação que contribuam para o desenvolvimento regional.
A solenidade de abertura contou com a presença de Mary Morona, secretária adjunta de Educação de Caçador, Adriana Nicoletti, representando a Gerência de Educação e Rosana Rachinski D´Agostini, coordenadora de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias da UNIARP.
O Seminário contou com palestra do professor e engenheiro agrônomo Roberto Stavis, que falou sobre o tema: Cooperativismo e palestra do professor e engenheiro agrônomo Amador Tomaselli, com o tema: Desenvolvimento Regional.
Saiba mais
Por meio do PROESDE acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental, Agronomia, Ciências Biológicas, Serviço Social e Sistemas de Informação da UNIARP, cursos considerados prioritários para o desenvolvimento regional, são contemplados com bolsas de estudos em troca da participação do Programa. Os acadêmicos tonam-se agentes do desenvolvimento regional.
No curso do PROESDE os acadêmicos aprofundam conhecimentos de assuntos como: cidadania e responsabilidade social, Estado, Direito Público e Políticas Públicas, planejamento estratégico, história e geografia regional, desenvolvimento e economia regional, fruticultura, piscicultura, agroindústria, direitos ambientais, agropecuária, empreendedorismo social, entre outros.
O curso de extensão é um conjunto de atividades programadas para serem desenvolvidas em 200 horas-aula, compreendendo um curso de capacitação e seminários regional com oito horas-aula cada.