Notícia Hoje

UNIARP lança o site da Farmácia Verde

A UNIARP, através do curso de Farmácia lançou oficialmente nesta segunda-feira (25), na abertura do 3º Ciclo de Estudos em Farmácia e o 1º Ciclo de Estudos de Tecnologia em Estética e Cosmética o site da Farmácia Verde. O site foi produzido pela AGECOM da UNIARP com apoio da acadêmica bolsista do PAEC Jocelaine Javosrki em parceria com a Farmácia Escola da UNIARP, através da professora Talita Granemann Nunes.

A professora Talize Foppa, coordenadora do curso de Farmácia explica que o site da Farmácia Verde serve para divulgar os eventos, apresentar as plantas cultivadas e processadas e fornecer conteúdo seguro sobre as plantas utilizadas. “Agora, com este portal na Internet temos um local seguro para pesquisas sobre determinadas plantas, sobre como prepara os chás, e muitas outras informações”, informa. O site pode ser acessado aqui.

Publicidade

O Projeto Farmácia Verde na UNIARP

O uso de plantas no tratamento e cura de doenças é tão antigo quanto a espécie humana, representando muitas vezes o único recurso terapêutico de muitas comunidades. O projeto da Farmácia verde teve início em 2011, com o objetivo de resgatar o uso de plantas medicinais pela população e associar o conhecimento etnobotânico ao estudo cientifico.

O projeto é uma parceria da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), representada pelos cursos de Farmácia e Agronomia, juntamente com a Prefeitura Municipal de Caçador – SC.

No horto municipal são cultivas aproximadamente 20 espécies de plantas medicinais, como por exemplo: melissa (Melissa officinalis L), capim-limão (Cymbopogon citratus DC. Stapf), Hortelã (mentha piperita), Espinheira Santa (Maytenus aquifolium Mart) entre outras. Além de temperos e árvores medicinais.

Atualmente as plantas medicinais são distribuídas para a população do Município de forma gratuita. O Projeto possui ainda parceria com médicos das Unidades Básicas de Saúde que fazem a prescrição de plantas medicinais relacionadas na RENAME.  A entrega das plantas ao paciente fica sob a responsabilidade dos acadêmicos do projeto e dos professores orientadores e é realizada com a orientação sobre o modo de preparo do chá o uso correto a fim de obter o melhor resultado terapêutico possível.

Sair da versão mobile