Notícias de Caçador e Região

UNIARP lança o curso de Biomedicina

Atenta às demandas da comunidade, a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) lança para 2021 o curso de Biomedicina. Responsabilidade e trabalho em equipe, são palavras que definem o profissional biomédico.

De uma importância ímpar na área das ciências da saúde, o biomédico está presente em cerca de 30 áreas de atuação. É o profissional responsável pela realização de todos os exames que competem a patologia clínica e está presente no diagnóstico por imagem. Ele também é responsável pelo controle da qualidade de alimentos e bebidas, assegura a qualidade da água da água que você ingere, do ar que você respira e até do solo que se cultiva.

O biomédico também é responsável pela recuperação da autoestima através da Biomedicina Estética, onde realiza uma gama de procedimentos estéticos, tanto faciais quanto corporais. Atua em pesquisas científicas nos mais diversos segmentos, realiza o diagnóstico e auxilia na formulação de protocolos clínicos contra microrganismos multirresistentes e, também, realiza a codificação genética destes microrganismos a fim de descobrir suas particularidades para o desenvolvimento de novos medicamentos e vacinas.

O Brasil contou com biomédicos para o mapeamento do genoma completo do novo coronavírus dois dias após o primeiro caso da COVID-19 ter sido registrado no país. São muitos biomédicos responsáveis pela condução de laboratórios de pesquisa da COVID-19 no país e até mesmo, participando do desenvolvimento da vacina. Em todos os lugares, em muitos protocolos, a cada novidade na área da saúde, temos a presença do Biomédico.

Um dos principais requisitos para exercício da profissão de biomédico são o senso de liderança e trabalho em equipe. Este profissional está inserido em equipes multidisciplinares, ao longo da sua carreira, tendo que dividir e delegar tarefas, fazer a gestão da equipe de trabalho, traçar metas e trabalhar com rigor para alcançar seus objetivos.

O curso de Biomedicina da UNIARP tem duração total de quatro anos e será ofertado no campus de Caçador. Será ofertado em regime noturno e dentro das 30 áreas de atuação deste profissional, o biomédico formado pela UNIARP, estará habilitado em patologia clínica, pelos estágios curriculares obrigatórios e, também, terá a possibilidade de adquirir mais uma habilitação em qualquer outra área através do estágio obrigatório final.

O curso de biomedicina da UNIARP tem como principais diferenciais: estrutura totalmente nova, construída em consonância com os propósitos do curso e a prática biomédica do dia a dia, laboratórios modernos, com equipamentos únicos no Estado. Além de um corpo docente altamente qualificado no ensino com métodos ativos e, em sua maioria, composto por mestres e doutores. Crédito fotos: Divulgação/Imprensa UNIARP.

 

Veja Também

Comentários estão fechados.