Notícias de Caçador e Região

UNIARP envolve acadêmicos em ações em prol do Meio Ambiente

A UNIARP, através do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária está organizando uma intensa programação para marcar a Semana do Meio Ambiente, que começa dia 05 de junho- Dia Mundial do Meio Ambiente.

Acadêmicos estão desenvolvendo projetos para beneficiar diretamente a comunidade dentro da disciplina de Educação Ambiental e Cidadania.

Um dos projetos é de responsabilidade da acadêmica Francieli Bachi e será desenvolvido dia 06 de junho na comunidade São Judas Tadeu e na escola do Distrito de Taquara Verde. Ela explica que o projeto tem por objetivo instruir agricultores de pequenas propriedades rurais, sobre os seus direitos e deveres em relação a alguns assuntos da Lei 14.675/2009 referente ao Código Estadual do Meio Ambiente e também apresentar alguns temas relacionados à educação ambiental.

Lembrando que, além do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, outros cursos da UNIARP estão envolvidos em ações em prol do Meio Ambiente o ano todo.

Mais ações em prol do Meio Ambiente

A acadêmica Luana Busatto estará repassando informações nas Unidades de saúde de Fraiburgo sobre o manejo adequado de resíduos sólidos através de vídeo educativo. “Vamos utilizar os televisores das unidades básicas de saúde para transmitir um vídeo educativo sobre a separação dos resíduos e sua importância para a sociedade e o meio ambiente”.

A acadêmica Maira Lúcia de Souza vai elaborar material alusivo às questões ambientais para serem divulgados como spots na Rádio Nova FM 104,9 do município de Lebon Régis.

O programa de educação ambiental será feito, primeiramente para que a população se contextualize com as informações dispostas nos spots e será feito uma breve introdução através de uma entrevista que acontecerá na própria rádio onde serão colocados os principais problemas enfrentados no Município e quais são as medidas que podem ser tomadas para minimizar os impactos ambientais.

Os acadêmicos Andrey Felipe e Tiago Faria irão promover um Programa de conscientização ambiental, em estabelecimentos como restaurante Sakura, padaria Bom Sucesso e na empresa Frameport sobre o descarte correto do óleo de cozinha usado.

“Iremos fazer uma palestra sobre conscientização do uso correto do óleo de cozinha usado com entrega de folders na empresa Frameport”, explica Andrey. O evento será realizado dia 08 de junho das 9h30min às 11h40min.

Dia 13 de junho das 9h às 10h30min, no restaurante Sakura será realizado o evento de conscientização com repasse de informações sobre o descarte correto e incorreto do óleo de cozinha e seus impactos no meio ambiente.

Dia 21 de junho, o mesmo evento acontecerá na Padaria Bom Sucesso, das 9h às 10h30min.

A acadêmica Kethelyn Tilha vai desenvolver um projeto de Educação ambiental voltado para crianças de escolas públicas, com intuito de conscientizar sobre assuntos ambientais, como água, energia, resíduos, fauna, flora, entre outros informativos. Será realizada uma palestra na escola municipal Vereda dos Trevos, que visitarão a empresa Primo Tedesco S/A, na semana alusiva ao meio ambiente.

Os acadêmicos Alexandre Locatelli e Vinicius França irão entregar material informativo para moradores de Caçador sobre a importância da coleta seletiva.

SAIBA- O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído em 1972 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Veja Também

Comentários estão fechados.