Notícias de Caçador e Região

UNIARP adquire equipamento para curso de Arquitetura e Urbanismo

O curso de Arquitetura e Urbanismo recebeu hoje (03) um importante equipamento: o Heliodon que fará parte do Laboratório de Conforto Ambiental. Trata-se de um equipamento que simula a trajetória solar e possibilita testes práticos sobre a incidência solar nas edificações. A entrega do equipamento foi acompanhada pelo presidente da UNIARP, Auri Marcel Baú, reitor Adelcio Machado dos Santos, vice-reitor Paulo Cezar de Campos e pela coordenadora do curso, professora Fabieli Spessatto.

Os professores Harryson Fiorillo, Cláudia Maté, Marcelo Wandscheer e Ana Lúcia Wandscheer acompanharam a montagem e receberam orientações sobre a utilização do Heliodon.

O sistema possibilita que acadêmicos e profissionais da área simulem, para projetos localizados em qualquer posição geográfica, a incidência da luz solar direta sobre os elementos arquitetônicos, edificações ou meios urbanos (representados por maquetes), permitindo uma visualização prática e rápida da incidência da radiação solar em qualquer estação do ano e hora do dia.

A professora Fabieli explica que os resultados das simulações permitem visualizar, por exemplo, a incidência da radiação solar através das aberturas dos ambientes, a eficiência dos elementos de proteção solar e as áreas sombreadas nas edificações e espaços urbanos. “A análise destes resultados permite avaliar o desempenho térmico e luminoso tanto das edificações como dos espaços urbanos, possibilitando otimizar o uso da radiação solar ao impedir a entrada excessiva de calor. Também permite a incidência benéfica do sol de forma a obter maior conforto térmico e lumínico; fatores importantes para a obtenção de economia de energia e sustentabilidade na construção civil”, ressalta.

Veja Também

Comentários estão fechados.