A União Europeia e a Correia do Sul barraram a importação de carne das empresas envolvidas na investigação na Operação Carne Fraca. A Comissão Europeia está monitorando as importações de carne brasileira e todas as empresas envolvidas na Operação Carne Fraca. Já a Correia do Sul vai intensificar a fiscalização da carne de frango importada do Brasil e banir temporariamente as vendas de produtos da BRF. A informação partiu do Ministério de Agricultura sul-coreano em comunicado nesta segunda-feira, 20.
“A Comissão garantirá que as empresas envolvidas na fraude tenham suas exportações para a UE suspensas”, disse à imprensa britânica um porta-voz da Comissão europeia.
O órgão acrescentou que o escândalo não terá qualquer impacto nas negociações em curso entre a União Europeia e o bloco sul-americano Mercosul, que esperam chegar, em breve, a acordos sobre o livre comércio.
O ministério de Agricultura sul-coreano disse que fornecedores brasileiros de carne de frango terão que enviar um certificado de saúde emitido pelo governo brasileiro.
Na sexta-feira, especialistas já manifestavam preocupações sobre o impacto do escândalo nas exportações brasileiras.
Mais de 80% das 107.400 toneladas de frango importadas pela Coreia do Sul no ano passado vieram do Brasil, sendo quase metade fornecida pela BRF.