Depois de atingir Santiago, no Chile, a neve pode chegar à Serra catarinense nesta segunda-feira (17). Os hotéis de São Joaquim, por exemplo, estão lotados desde quinta-feira (13), quando foi divulgada a previsão de frio intenso.
A massa de ar frio que atingiu Santiago e chegará a SC é a mesma, mas, é claro, serão os mecanismos regionais que vão determinar a proporção do fenômeno.
Temperaturas negativas
De acordo com a Epagri/Ciram, em São Joaquim, as temperaturas devem ficar entre -5°C e 4°C nesta segunda. Em Urupema, os termômetros devem marcar -3°C.
Junto com um sistema de chuva, vem uma intensa massa de ar frio polar, no amanhecer de segunda, mas as menores temperaturas nesse dia deverão ocorrer à noite. Se nada mudar, há chance de neve na Serra ao longo do dia.
Diversão e alerta
Um evento raro no inverno brasileiro, a neve atrai turistas sobretudo do sudeste do país.
“Estamos recebendo telefonemas desde quinta, mas não temos mais condições de receber ninguém, está tudo lotado. Quando a neve chega, o pessoal vai para rua, brinca na praça, faz boneco de neve, por um lado é muito agradável, mas por outro há perigos”, alertou o diretor de hotel Ivanildo Barros.
A Polícia Militar Rodoviária se apressou em divulgar neste domingo (16) orientações aos motoristas para o tráfego em segurança em caso de neve ou gelo sobre a pista.
“Planeje com antecedência a viagem e evite sair à noite, já que a visibilidade deve estar comprometida. Dirija em velocidade reduzida. Quando ligar o carro, limpe o excesso de neve que estiver no capô e vidros. Ao visualizar gelo sobre a pista, não prossiga”, recomendou a corporação.