Notícias de Caçador e Região

TRF derruba liminar que impedia enfermeiros de requisitar exames e Caçador poderá ter Dia D

O Tribunal Regional Federal derrubou a liminar do Conselho Federal de Medicina que impedia a requisição de exames por enfermeiros, prejudicando o atendimento nos postos de saúde. Com a nova decisão, o dia D do Outubro Rosa, da Secretaria Municipal de Saúde, será mantido para o sábado, 21.

Os atendimentos acontecerão das 8h até às 12h, retornando às 13h30 e encerram às 17h. Durante o dia, serão realizados procedimentos voltados à saúde da mulher como a coleta de preventivo e orientações para o autoexame.

“Os enfermeiros estarão dedicados em cuidar da saúde de nossos pacientes que não têm disponibilidade de ir até os postos de saúde durante a semana. A liminar possibilita a continuidade dos ótimos serviços prestados por nossas equipes que estarão reunidas em prol da saúde da mulher neste sábado D“, destaca a enfermeira Paula Zitkievicz.

A restrição imposta pela decisão liminar afetou os atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, atrasando ou inviabilizando exames essenciais, inclusive pré-natais, além de interromper protocolos da Estratégia de Saúde da Família, prejudicando programas como o acompanhamento de diabéticos e hipertensos, tuberculose, hanseníase, DST/Aids. A liminar está suspensa até o julgamento do mérito do processo.

Veja Também

Comentários estão fechados.