Ao menos três locais que vão receber provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Santa Catarina permaneciam ocupados na manhã desta terça-feira (31), um dia depois o fim do prazo estabelecido pelo Ministério da Educação para desocupar as escolas. Continuam ocupados os campi do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Florianópolis, São José e Chapecó. O Enem ocorre em todo país no sábado (5) e domingo (6).
As ocupações em diversos estados são motivadas pela rejeição à medida provisória que trata da reforma do ensino médio e também contra a PEC do teto de gastos públicos.
No fim da tarde de segunda (31), segundo o IFSC, os líderes da ocupação em Chapecó enviaram um ofício à direção da escola informando que na quinta-feira (3) deixarão o campus para realização da prova. Na segunda-feira, os manifestantes retornam ao local para dar continuidade ao movimento. No local, as aulas estão suspensas durante a ocupação.
No campus do IFSC em São José, na Grande Florianópolis, outro local de prova, os participantes da ocupação também permaneciam no local nesta terça. A direção informou que dialogou com organizadores da prova e aguarda uma visita ao campus nesta tarde para ver a possibilidade de instalar os manifestantes em um ponto isolado com acesso à rua, para não interferir na realização do Exame.
No campus da Mauro Ramos, em Florianópolis, os participantes também permanecem no local nesta terça. Não há previsão do fim da ocupação.
IFC
Em Camboriú, no Litoral Norte, no campus do Instituto Federal Catarinense (IFC), onde também ocorrerá Enem, a ocupação foi suspensa no domingo (30). Segundo o IFC, em Concórdia, onde a ocupação começou nesta segunda (31), eles devem voltar a ocupar o instituto depois da prova.
No estado, os campi do IFC de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, e de Araquari, no Norte, também têm ocupações. Esses dois locais já não iriam receber prova do Enem. O mesmo se aplica ao IFSC em Xanxerê e Araranguá ocupados nesta terça.