Transporte do menino foi feito pelas equipes do BOA e Samu Aeromédico de SC para o RS
As equipes do Batalhão de Operações Aéreas e do Samu Aeromédico realizaram na noite desta quinta-feira, dia 26, um transporte de emergência para garantir o transplante de rins em menos de 4 horas. Os órgãos foram doados a um adolescente de 14 anos, que esperava na fila há cerca de um ano.
A jornada dos socorristas iniciou por volta das 19 horas, quando a Central de Regulação do Samu atendeu a um chamado urgente de uma enfermeira do posto de saúde da cidade de Chapadão do Lageado, no Vale do Itajaí.
A situação envolvia uma mãe e o filho dela, que havia recebido a notícia de que o transplante de rins do menino estava marcado para acontecer naquela mesma noite, porém o procedimento seria realizado em Porto Alegre (RS).
A partir desse momento, montou-se uma logística de transporte terrestre e aéreo para garantir que o paciente chegasse à cidade gaúcha até as 23 horas.
A Unidade de Suporte Básico de Ituporanga, com o auxílio da Polícia Rodoviária Estadual, realizou o transporte do menino até a Base do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar. Lá, uma equipe especializada do serviço aeromédico do Samu deu continuidade ao transporte, fazendo com que o menino chegasse a tempo e realizasse o transplante.
Com informações Oeste Mais