O transporte irregular de bovinos em um caminhão boiadeiro deu trabalho à Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde desta terça-feira, dia 28. Após a abordagem, o motorista tentou soltar o gado em plena pista e ainda ameaçou os policiais com uma faca.
O Ford Cargo, com placas de Guarujá do Sul, foi abordado por volta das 14h40 na BR-163, no município de Guaraciaba, Oeste de Santa Catarina. O condutor do veículo, um homem de 38 anos, realizava o transporte de 11 bovinos, mas com uma guia autorizando apenas nove. Além disso, alguns animais não tinham brinco de identificação.
De acordo com a PRF, quando foi comunicado sobre o acionamento da Cidasc, o motorista se irritou e subiu na carroceria, abrindo a porta traseira para soltar os animais na pista. Ele recebeu ordem para fechar o compartimento, mas não acatou, obrigando a PRF a soltar a corda que segurava a porta.
O condutor ainda tentou puxar manualmente a porta para largar os animais, desembarcou da carroceria e pegou uma faca na cabine do caminhão, fazendo ameaças à guarnição, que conseguiu algemá-lo.
Uma veterinária da Cidasc foi chamada ao posto da PRF e constatou que o único boi que tinha identificação estava com o número divergente da guia de transporte. O motorista e o caminhão foram encaminhados para a Polícia Federal de Dionísio Cerqueira. Já os bovinos foram apreendidos pela Cidasc.
Com informações do G1/SC.