Notícias de Caçador e Região

Trânsito de Mercúrio poderá ser visto no Observatório Municipal de Videira

Um raro e belo fenômeno deve abrilhantar o céu de Videira, na próxima segunda-feira (9). Trata-se do Trânsito de Mercúrio. A coordenadora do Observatório Domingos Forlin (ODF) – Caroline Martello, explica que o fenômeno é como um “mini eclipse” e consiste na passagem do planeta pela frente do disco solar. “Esse é um evento relativamente raro. Em território brasileiro, durante todo o século XX, ele foi visto apenas seis vezes. Já no século XXI, poderemos acompanhar treze incidências”, explica.

transitomercurio-01 (1)

O evento poderá ser acompanhado no Observatório Municipal. Segundo o secretário de Turismo e Cultura – Clemir Schmitt, os equipamentos e os profissionais que atuam no ODF estarão à disposição da comunidade. “A exemplo do que acontece durante os fenômenos desta natureza,  o Observatório trabalhará no sentido de promover e orientar a visualização do Trânsito de Mercúrio pelo sol. É importante lembrar que observar o Sol é perigoso e pode causar cegueira, por isso o ato exige alguns cuidados e deve ser feito com instrumentos ópticos adequados e com acompanhamento de um astrônomo ou físico”, esclarece.

A visualização do fenômeno no Observatório acontecerá das 9h às 12h e das 13h30 às 15h40, com entrada gratuita. Escolas ou grupos interessados em agendar uma visita para este dia, devem fazer antecipadamente, pelo telefone: 3566.7053. Obviamente, em caso de chuva ou céu encoberto, não será possível a visualização.

Veja Também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.