Notícias de Caçador e Região

Transferências de pacientes de SC ao ES são suspensas

Após o crescimento acima de 79% da ocupação das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) em hospitais do Espírito Santo, as transferências de pacientes com Covid-19 de Santa Catarina para o estado capixaba foram suspensas nesta quarta-feira (10) e quinta-feira (11).

A expectativa era de que cerca de 16 pacientes fossem transferidos para o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, no município da Serra (ES), região da Grande Vitória.

Após este período, a situação será monitorada a cada dia pelas equipes da SES (Secretaria de Estado da Saúde), para verificar como está a disponibilidade de leitos de UTI no Espírito Santo para auxiliar Santa Catarina, devido ao aumento da demanda de pacientes em Vitória.

Os pacientes foram transportados pela aeronave Arcanjo 02 do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina).

Situação será avaliada pela SES

Em entrevista ao ND na manhã desta terça-feira (9) superintendente de Urgência e Emergência da SES (Secretaria de Estado da Saúde de SC), Diogo Losso, informou que apenas duas transferências previstas para esta terça-feira (9) estão confirmadas.

Isso porque o governo do Espírito Santo estabeleceu a taxa de 80% de ocupação de leitos Covid-19 como um alerta para suspender a chegada de pacientes de outros estados.

“O Espírito Santo começa a sofrer agora o que já acontece aqui em Santa Catarina, que é o aumento de internações nas últimas semanas. Assim, as transferências serão avaliadas dia a dia, de acordo com a ocupação dos leitos (no estado capixaba)”, explicou o superintendente.

Cresce número de internações do ES

Na atualização desta terça-feira (9) pela manhã da Secretaria da Saúde do ES, 79,42% dos leitos estavam ocupados. Em nota, a assessoria de imprensa da Saúde capixaba disse que foi informado ao governo catarinense que a garantia da oferta estaria submetida a avaliação do comportamento da ocupação nos próximos dias.

Informou também que a Secretaria da Saúde já disponibilizou 80 leitos para transferência de pacientes do Amazonas, Rondônia e Santa Catarina.

Quatro pacientes foram transferidos

Desde a quarta-feira (3), quatro pacientes foram transferidos de Santa Catarina para o Espírito Santo. O primeiro paciente foi Daniel Pegoraro, de 34 anos, morador de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. Após uma piora no estado de saúde, ele morreu no último sábado (6). O corpo de Daniel chegou ao município nesta terça-feira (9) e foi direto para o cemitério.

O segundo paciente transferido para o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, no município da Serra (ES), região da Grande Vitória, foi um homem, de 67 anos, também morador de Chapecó. Ele estava internado na UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento), segundo a Prefeitura de Chapecó. Ele chegou ao estado capixaba na quinta-feira (4).

A terceira transferência ocorreu no sábado (6). Uma idosa de 70 anos, que estava em aguardando um leito de UTI em São Miguel do Oeste, no Extremo-Oeste de Santa Catarina, foi a terceira catarinense com Covid-19 a ser transferida.

O quarto paciente transferido nesta terça-feira (9) foi um homem de 59 anos, que estava internado no HRO (Hospital Regional do Oeste), em Chapecó.

Com informações ND Mais 

Veja Também

Comentários estão fechados.