Notícias de Caçador e Região

Torneio do Agricultor será realizado em agosto

No dia 28 de julho é comemorado o dia do agricultor e para celebrar esta data, tradicionalmente neste mês o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Caçador e Região (antigo Sitruc) realiza o Torneio do Agricultor, envolvendo as comunidades do interior. Este ano, porém, com as missões acontecendo em Caçador, o torneio foi transferido para o dia 21 de agosto.

A competição este ano será na comunidade do Carmo e contará com o já tradicional Torneio de Futebol Masculino, Torneio de Pênaltis Feminino, além da Bocha e da novidade Mora.

Os detalhes do torneio serão debatidos em uma reunião que acontecerá na sede do sindicato. Lembrando que apenas clubes do interior podem participar.

Jogo da Mora

Uma das atrações preparadas para este ano é o Jogo da Mora. O jogo é uma tradição da cultura italiana e trazida para o Brasil pelos imigrantes. O objetivo se resume em acertar o número do conjunto de dedos da mão que os contendores sucessivamente apresentam sobre uma mesa, batendo os dedos sobre ela. A dificuldade é a rapidez com que isso se desenvolve. Os jogadores vão apresentando os dedos e gritando os números supostos até um deles acertar a soma. Se um jogador acerta o número deve acusá-lo dizendo mio, senão o ponto não é marcado e o adversário prossegue. Se mais de um acerta, também não se marca ponto.

mora (1)

O jogo exige grande agilidade manual, reflexos apurados e grande atenção e vivacidade mental, entre o veloz movimento dos dedos e a incessante pronúncia dos números. A pontuação necessária para a vitória é convencionada previamente, variando de 12 a 21 pontos.

Fonte: Caçador de Esportes

wpp

Veja Também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.