Saúde
Não se pode negar que o movimento para melhoria da saúde de Caçador está a cada dia mais intenso. Nesta sexta-feira, 19, por exemplo, membros da Diretoria da ACIC estiveram no Maicé.
Contrariando o que disse o pastor Vilso Soares (PDT) na sessão desta terça-feira, da Câmara Municipal, as receitas e despesas do hospital foram apresentadas, em planilhas bem detalhadas.
Uma questão simples foi explicada para os representantes da ACIC: o hospital, como qualquer empresa, sobrevive de rendimentos. No caso do Maicé, vêm do poder público, dos convênios com planos de saúde e dos internamentos particulares, que são uma pequena parte.
Saúde 1
Nas planilhas, a apresentação de que o problema do hospital é financeiro. As receitas são menores do que as despesas, o que faz com que a congregação mantenedora do Maicé tenha que investir, mês a mês para “tapar” o rombo.
O problema é a tabela SUS, desatualizada há mais de 10 anos, bem como a falta de outros investimentos do Governo Federal, que pouco está preocupado com a saúde da população.
Saúde 2
A Diretoria da ACIC, que teve presentes na reunião de hoje, além do presidente Henrique Basso, os secretários Fahdo Thomé Neto e Carlos Alberto Lürs, o tesoureiro Leonir Tesser e o conselheiro João Machiavelli, está disposta a auxiliar.
Projetos pendentes, como da ampliação da UTI, de 6 para 10 leitos, terão o apoio da entidade para serem encaminhados às esferas necessárias.
A força política de Caçador terá que ser demonstrada agora, porque a liberação da grana para as melhorias no hospital vem de outras esferas, como a estadual e a federal.
Saúde 3
Aliás, a sugestão da direção do Maicé é para a criação de um conselho comunitário, envolvendo a ACIC, Uniarp e outras entidades caçadorenses. Esse conselho participaria, com a direção do hospital, da busca por conquistas que venham a reverter os gráficos deficitários da instituição.
SDR
Se depender do prefeito Beto Comazzetto (PDMB), Chico Stephanes (PSDB) fica como secretário regional. Ele afirmou na sessão solene da Câmara Municipal que teve a oportunidade de trabalhar com o tucano e sempre demonstrou muita competência para o cargo.
Aniversário
Há uns 4 anos conheci uma menininha, meiguinha, querida e que, com o passar do tempo, acabou se tornando muito especial. Neste sábado, dia 20, ela completa 7 aninhos e, por isso, por ser tão especial, quero desejar para a Nicoly, toda felicidade do mundo.
Que as alegrias, brincadeiras e passeios juntos continuem por muitos anos ainda. Parabéns, minha amiguinha!
Visita
A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) recebeu, nesta quinta-feira, 18, a visita dos representantes da ACIC. Na pauta, uma apresentação dos projetos futuros da instituição de ensino, bem como uma visita às instalações.
Os membros da ACIC conheceram laboratórios, a rádio Web Uniarp e parte da estrutura. Henrique Basso, presidente da Associação, afirmou que a maior parceria existente em Caçador é entre a ACIC e a Uniarp e que isso deve continuar.
“Vamos trabalhar juntos no SEAD, mais uma vez e, além disso, realizar a tão sonhada Feira de Tecnologia (Fenitec)”, garantiu,
Fenitec
Aliás, a Fenitec deve acontecer paralelamente com o SEAD e terá, além de várias novidades tecnológicas, uma Bienal, em parceria com a Fiesc.
Homenagem
A Câmara de Vereadores prestou sua homenagem para 25 instituições pela ação voluntária realizada no Município. Dentre elas, a Defesa Civil, responsável pela ação conjunta e sistematizada de órgãos do Governo e da comunidade em benefício da população.
Dessa forma também tiveram seu trabalho reconhecido: secretarias municipais, Tiro de Guerra 05-006, IBAMA, Delegacia Regional de Polícia, 4ª Cia do 3º Batalhão de Polícia Militar, CELESC, CASAN, EPAGRI, CIDASC, SDR, ADEAC, CREA-SC, Associação de Serviços Voluntários de Caçador, Associação de Reservistas Duque de Caxias, Guarda Municipal, ACIC, CDL, AMPE, APAE, ACEIAS, UNIARP, Grupo de Escoteiros Pindorama, Lojas Maçônicas Luiz Balster, XV de Novembro, ACADEF, UAMC, Sindicatos de Empregados de Caçador, Rádios Caçador FM e Caçanjurê AM, Hospital Maicé, Jornais de Caçador, Xokleng´s Jeep Clube, Caçador Moto Clube, Cúria Diocesana, Igreja Assembleia de Deus, SENAI, SENAC e Coral Caçadorense.
Mais colunas de Rafael Seidel>