Notícias de Caçador e Região

Todas as lombadas de Caçador estão irregulares – Por Rafael Seidel

Lombadas

Todas as lombadas de Caçador estão irregulares. A informação foi repassada em sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira, 20, pelo presidente da Câmara, Rubiano Schmitz e pelo vereador Adriano Pares.

O formato e altura das lombadas devem obedecer à resolução 39/98 do CONTRAN, que estabelece dois tipos. No tipo 1 devem ter as medidas de 8 cm de altura por 1,5m de largura, no tipo 2 devem ter 10 cm de altura por 3m de largura, ambos com o comprimento igual a largura da rua. Devem ser utilizados somente em último caso para a prevenção de acidentes.

Em alguns casos, como da lombada em frente à Olitec, atrás da igreja do Santelmo, a altura passa dos 30 centímetros, de acordo com Rubiano.

Para se ter uma ideia da bagunça “lombadal” em Caçador, o Ministério Público entrou com a Ação Civil Pública e a Justiça deferiu a liminar para retirada/adequação das lombadas, sob pena de multa diária de R$ 300.

Aliás, são mais de 200 lombadas em Caçador e todas terão que ser removidas para a readequação.

“Para economizar, a Prefeitura pode já elaborar pavers com a altura correta e fazer apenas as entradas e saídas com massa asfáltica”, sugeriu Rubiano.

Lombadas 1

Se alguém ainda duvidava sobre a irregularidade dessas montanhas e montinhos que foram colocados no meio das ruas de Caçador, a prova é essa ação do MP.

Lombadas 2

Agora, uma coisa é certa: é preciso conscientização dos motoristas de Caçador para que andem em velocidades menores pelas ruas da cidade. Se assim fosse, não precisaria de lombadas.

Lombadas 3

Mas, nesse sentido, será preciso colocar em funcionamento diário e, quem sabe, até aumentar o número, dos radares da Polícia Militar. Só mesmo quando dói no bolso para o cidadão aprender que ruas centrais não são pista de corrida.

Câmara Municipal

Faz mais de 10 anos que acompanho quase todas as sessões da Câmara Municipal de Caçador (faltei, nesse período inteiro, no máximo umas 10 sessões). Depois das sessões, sempre divulgamos o trabalho que é feito pelos vereadores lá dentro.

Discussões, aprovações de projetos, indicações, requerimentos, eleições da Mesa Diretora… enfim, tudo. Neste período, já se passaram os mais diversos tipos de legisladores, figuras atípicas, mitos e pessoas com grande conhecimento.

Nunca nos furtamos de publicar o que fosse, de forma jornalística, ou aqui, nesta coluna, com opinião.

Pois bem: recentemente, a “imprensa” foi atacada por algumas pessoas que se acharam no direito de determinar o que é publicado, referente à Câmara Municipal.

Volto a dizer: publicamos o que acontece na Câmara, sem invenções ou histórias mirabolantes e assim continuará sendo. O vereador fez indicações, requerimentos, projetos foram aprovados, rejeitados… publicaremos.

Agora, aos cidadãos que se acham no direito de atacar a “imprensa” que cobre as sessões da Câmara, um recado: não mexam com quem está apenas fazendo o seu trabalho!

Aeroporto

Mais um passo, talvez bastante largo, foi dado para que Caçador passe a contar com voos regulares da empresa Azul no aeroporto municipal com a aprovação de um projeto na Câmara na sessão desta segunda-feira, 20.

Exigência da ANAC, o aeroporto de Caçador precisa de mais operadores para a viabilização de uma empresa aérea por aqui. Todos os vereadores votaram favoráveis.

Agora, resta a sanção do prefeito Saulo Sperotto para o encaminhamento à ANAC. Depois disso, restam poucos passos para que esse sonho volte a se tornar realidade.

38 anos

O hospital Maicé completa, nesta terça-feira, 21, 38 anos.

46 anos

Já nesta segunda-feira, 20, foram os Bombeiros Voluntários de Caçador que completaram 46 anos.

Aniversários

Maicé e Bombeiros Voluntários são duas importantes instituições que fazem parte da história de Caçador. Fundamentais para a vida dos caçadorenses, Maicé e Bombeiros trabalham de braços dados visando sempre o bem-estar da população.

Veja Também

Comentários estão fechados.