O comandante do Tiro de Guerra 05-006, Sargento Cristiano Machado Fiuza, acompanhado do adjunto de Comando da 5ª Região Militar, Sandro Marcos Jacinto estiveram nesta quinta-feira, 30, ajustando as tratativas para o retorno das atividades do Tiro de Guerra.
Através de uma determinação do comando da 5ª Região, a partir da próxima segunda feira, as atividades serão retomadas, sem esquecer as precauções e orientações sanitárias presentes em todas as atividades, em tempos de pandemia.
O vice-prefeito Alencar Mendes recebeu os militares, quando foram discutidos as normas e procedimentos para o retorno.
“A Prefeitura de Caçador exerce, junto ao Exército Brasileiro, a função de direção do Tiro de Guerra 05-006. Evidentemente trata-se de uma instituição militar, submetida à hierarquia militar própria, entretanto, também é uma instituição comunitária, exercida através desta direção. Desta maneira, compreendemos a necessidade de seguir a determinação do Exército Brasileiro e acordamos as condicionantes para que este retorno aconteça”, comenta Alencar.
Quando do início da pandemia, a atual turma de atiradores encontrava-se com pouquíssimas semanas de instrução, razão pela qual foi optado, em comum acordo com o Comando do Tiro de Guerra, por não utilizar dos serviços deles naquele momento. “Com o retorno às instruções, poderemos preparar melhor a todos, estando aptos a quaisquer necessidades que ainda venham a surgir”, acrescentou Alencar.
O comandante Fiuza comenta que o retorno às instruções será cercado de cuidados, com o distanciamento entre as pessoas, proteção através de máscaras, produtos sanitizantes e demais medidas que garantam a proteção comum nestes tempos de pandemia. “Mesmo assim, e atendendo ao comando da 5ª Região Militar, estaremos contribuindo com a comunidade através da presença efetiva do Exército Brasileiro em Caçador”, conclui.