Notícias de Caçador e Região

Testes por ‘drive-thru’ identificam 15 infectados por Covid-19 em Florianópolis

Florianópolis realiza nesta quinta-feira (16) o segundo dia de testagens no esquema “drive-thru”. O modelo adotado pela prefeitura da Capital faz testes rápidos para o novo coronavírus (Covid-19).
Até às 10h30, 45 novos exames tinham sido realizados, cinco deles com resultados positivos. Um balanço completo deve ser divulgado até o fim do dia.

Instalado no Titri (Terminal de Integração da Trindade), o posto de atendimento realiza testes em pacientes que tenham passado pela triagem do programa Alô Saúde. O sistema de atendimento clínico faz uma avaliação e, só assim, orienta a população a fazer os exames.
De acordo com a Prefeitura de Florianópolis, todas as pessoas que se dirigiram ao local foram testadas após o sétimo dia de infecção.

Foram realizados até o momento 128 testes em pacientes com suspeita de infecção. Na quarta-feira (15), 10 casos foram confirmados, totalizando 15 novos casos em Florianópolis.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a previsão é realizar 250 testes nesta quinta. A previsão, de acordo com o órgão, era de que até o final desta semana 750 pessoas sejam testadas.

Testes nos Centros de Saúde
A partir da próxima semana, a testagem ocorrerá também nos Centros de Saúde. Assim como no Terminal, só serão testadas pessoas que encaminhadas por profissionais da saúde.

A recomendação da prefeitura é de que em caso de sintomas a população deve procurar o Alô Saúde Floripa pelo número 0800-333-3233.

O teste rápido é feito com a coleta de uma amostra de sangue do paciente. O resultado leva até 30 minutos para ficar pronto e identifica a presença do anticorpo do vírus na amostra recolhida do paciente.

Diferente do teste PCR, método feito pelo Lacen (Laboratório Central), o teste é mais eficaz em pessoas que estão com o vírus em tempo maior de incubação, de sete dias, por exemplo.

Com informações ND Online 

Veja Também

Comentários estão fechados.